Legisladores propõem câmeras de detecção de ruído para carros em Miami Beach (FL)

Por Arlaine Castro

Câmeras de trânsito com medidores de decibéis detectariam ruídos altos provenientes de escapamentos ou alto-falantes de carros em Miami Beach.

Transitar pela South Beach em um carro com música alta pode acabar em multa. Legisladores municipais estão propondo instalação de câmeras de detecção de ruído para restringir carros barulhentos na cidade.

A proposta do comissário Steven Meiner está prevista para votação em uma reunião da Comissão da Cidade na sexta-feira, 8, e busca criar um programa piloto temporário usando câmeras de trânsito com medidores de decibéis para detectar ruídos altos provenientes de escapamentos ou alto-falantes de carros e, em seguida, tirar fotos da placa do carro infrator para emitir um aviso ao motorista.

Por enquanto, no programa piloto, os motoristas não seriam multados.

“Acho que pode ser um divisor de águas”, disse Meiner, que está pressionando a proposta depois de receber repetidas reclamações sobre motoristas que circulam pela cidade tarde da noite com silenciadores modificados que amplificam o som dos motores de seus carros.

“Isso se tornou um grande problema de qualidade de vida para nossos moradores”, disse Meiner. “Às vezes soa como bombas saindo da traseira de seus veículos.” Ele disse que gostaria que Miami Beach modelasse seu programa em um piloto que a cidade de Knoxville, Tennessee, lançou em fevereiro usando tecnologia emprestada de uma empresa britânica de acústica.

As câmeras em Knoxville funcionam como uma câmera de trânsito, de acordo com a estação de TV local WVLT, que informou que o produto faz gravações visuais e de áudio quando o ruído excede um nível de decibéis predefinido.

A cidade de Nova York também lançou um programa piloto para câmeras de detecção de ruído em fevereiro, e tecnologia acústica semelhante foi usada para multar motoristas em Londres.

Meiner disse que South Beach seria uma escolha natural para algumas das câmeras, mas ele também quer colocá-las em corredores comerciais em North Beach. Sua proposta incentiva a cidade a adquirir um número limitado de câmeras por um período de teste com pouco ou nenhum custo para a cidade, a fim de estudar o impacto antes de decidir se instala permanentemente os detectores de ruído.

NOVA LEI DA FLÓRIDA RESTRINGE MÚSICA ALTA

Ele disse que a proposta funcionaria de mãos dadas com uma nova lei da Flórida que torna ilegal tocar música alta em um carro se ela puder ser ouvida a 7 metros de distância. Sob a nova lei, que entrou em vigor em 1º de julho, a polícia mais uma vez tem o direito de emitir multas de até US$ 114 aos infratores. 

A polícia também pode prender alguém sob uma lei do condado de Miami-Dade que proíbe música “excessivamente alta” ouvida a 30 metros de um veículo entre 11pm e 7am ou emitir uma multa civil por violar uma lei semelhante de Miami Beach. Fonte: Miami Herald.