Flórida é o segundo estado com mais mortes de pedestres

Foram 3.420 mortes de pedestres de 2016 a 2020 na FL; condados de Miami-Dade e Broward são os mais perigosos para quem caminha na rua.

Por Arlaine Castro

Miami é uma das cidades da Flórida cujo índice de atropelamento e morte de pedestre é alto.

A Flórida é o segundo estado com mais mortes de pedestres nos Estados Unidos, atrás somente do Novo México. As informações são do relatório "Dangerous By Design" de 2022, da Smart Growth America e da National Complete Streets Coalition, divulgado pelo Miami Herald.

Foram 3.420 mortes de 2016 a 2020, uma média de 3,22 mortes de pedestres por ano por 100.000 habitantes. O Novo México, com uma taxa de mortalidade de 3,76, substituiu a Flórida como o estado onde uma pessoa que está andando tem maior probabilidade de ser atingida e morta por um motorista. Em contrapartida, Iowa foi classificado como o estado mais seguro para pedestres.

Na Flórida, os condados de Miami-Dade e Broward estão entre os lugares mais perigosos para um pedestre. Entre as 100 maiores áreas metropolitanas, Miami-Fort Lauderdale-Pompano Beach ficou em 14º lugar como a metrópole onde é mais provável que um pedestre seja atropelado e morto por um motorista.

Cerca de 240 milhas ao norte, Daytona Beach-Deltona-Ormond Beach ganhou a indesejada classificação número 1 como o lugar mais mortal para pedestre no estado.

Em todo o país, quase 18 pessoas por dia, um total de 6.529, foram atingidos e mortos enquanto caminhavam em 2020, um aumento de 4,7% em relação a 2019 e um aumento de 62% desde 2009. Os dados revelam que, mesmo com a pandemia e as pessoas dirigindo menos, as fatalidades ocorreram por velocidades mais rápidas porque havia menos carros na estrada.

Estimativas preliminares projetam um aumento para 7.265 mortes em 2021, disse Beth Osborne, vice-presidente de transporte da Smart Growth America, uma organização sem fins lucrativos de defesa do desenvolvimento urbano.

“Precisamos melhorar as estradas para que ninguém tenha que arriscar a vida ao atravessar a rua”, disse Calvin Gladney, presidente e CEO da Smart Growth America.

O estudo apontou ainda que os bairros de baixa renda têm um número desproporcional de mortes de pedestres.

Como forma de evitar acidentes e tirar a Flórida do alto patamar, programas como o WalkSafe e o BikeSafe da Universidade de Miami defendem a prevenção de lesões e a conscientização sobre a segurança por meio de melhorias nos pedestres e infraestrutura cicloviária. Fonte: Miami Herald.