Florida Keys relata seu primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

Por Arlaine Castro

A Flórida tinha 122 casos confirmados da doença até o dia 13 de julho.

Florida Keys tem seu primeiro caso confirmado de varíola, disseram funcionários do Departamento de Saúde do estado nesta quarta-feira, 13.

Alison Kerr, porta-voz do Departamento de Saúde da Flórida no condado de Monroe, disse que “a transmissão está acontecendo principalmente” com “homens que fazem sexo com homens”, mas as autoridades estão pedindo que aqueles que limpam quartos de hotel em Florida Keys, dependentes do turismo, tenham cautela.

“Mesmo aqueles que têm exposição aos tecidos – roupas, roupas de cama – de pessoas que tiveram a infecção estão suscetíveis a contrair a doença. Então, estamos tentando passar a palavra para aqueles que trocam lençóis ou roupas de cama no setor de hospitalidade. Estamos tentando recomendar luvas e encorajá-los a não ter essa roupa de cama contra a pele, porque essa é outra maneira de contrair", disse Kerr.

Por enquanto, o público em geral não corre o risco de contrair varíola, cujos sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça, cansaço, dores musculares e inchaço dos gânglios linfáticos. Os sintomas então progridem para uma erupção cutânea no rosto e no corpo. A duração da doença geralmente dura de duas a quatro semanas, ressaltou a porta-voz.

“A varíola é uma doença rara. É realmente transmitida através de contato próximo, especificamente contato sexual. As feridas podem estar ao redor das áreas genitais, ânus, algumas outras áreas, como pés, peito e rosto. No momento, a transmissão é principalmente entre homens que fazem sexo com homens e contato pessoal próximo, contato pele a pele, especialmente quando se trata de pessoas com erupções cutâneas, feridas ou crostas”, disse Kerr ao Miami Herald.

Até agora, a Flórida tem 122 casos confirmados de varíola, de acordo com o Departamento de Saúde. O condado de Miami-Dade tem 21 casos e 77 pessoas no condado de Broward foram confirmadas como tendo contraído a doença, de acordo com dados estaduais.