Idosa morre após cair em lago com jacarés na Flórida

Por Arlaine Castro

A mulher caiu em um lago ao longo do campo no Boca Royale Golf and Country Club em Englewood, de acordo com um comunicado do escritório do xerife do condado de Sarasota.

Uma idosa foi morta por dois jacarés americanos em um lago perto de sua casa, disseram autoridades do condado de Sarasota, na Flórida, na noite de sexta-feira, 15.

Segundo as autoridades, aproximadamente às 19h47, a mulher caiu em um lago ao longo do campo no Boca Royale Golf and Country Club em Englewood, de acordo com um comunicado do escritório do xerife do condado de Sarasota.

Ela ainda "lutou para se manter à tona" antes que dois jacarés que estavam mais próximos a agarrassem, detalhou a polícia. Mas antes que chegasse socorro, os animais a pegaram. 

A mulher, que não teve nome e identidades revelados ainda, foi declarada morta no local. As autoridades capturaram os jacarés e os removeram da lagoa, informou o canal ABC. 

Mortes por jacarés

Mas esta não é a primeira morte relacionada a jacarés este ano nos Estados Unidos. Em junho, uma pessoa foi morta depois que um jacaré a puxou para um lago em Myrtle Beach, Carolina do Sul. Semanas antes, um homem de 47 anos foi encontrado morto e sem três membros em um lago cheio de jacarés.

Embora muitas vezes ganhem atenção nacional, os ataques de jacarés são relativamente raros, de acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida. Em 2021, a comissão disse que o estado teve uma média de oito ataques não provocados por ano que exigiram atenção médica séria nos últimos 10 anos.

“A probabilidade de um residente da Flórida ser gravemente ferido durante um incidente não provocado com jacaré na Flórida é de apenas uma em 3,1 milhões”, disse a comissão. De 1948 a 2021, apenas 26 pessoas foram mortas por mordidas de jacaré na Flórida, acrescentou a comissão.

Cuidados 
Estima-se que 1,3 milhão de jacarés vivam na Flórida, de acordo com o FWC. Durante a primavera e o verão é a época de acasalamento e os jacarés podem se tornar mais visíveis e ativos, aumentando o perigo para humanos e animais de estimação.

A FWC alerta os moradores da Flórida que os jacarés podem habitar qualquer tipo de pântano de água doce, mesmo água salobra, onde há comida e abrigo adequados. Por isso, é recomendado andar e manter a animais de estimação longe de qualquer corpo de água.

Pessoas com preocupações sobre um jacaré podem ligar gratuitamente para a linha direta da FWC: 866-FWC-GATOR.

Leia também

"COMO SE NÃO FOSSE NADA": CACHORRO É DEVORADO POR JACARÉ EM TALLAHASSEE (FL)