Miami-Dade emite alerta após primeiro caso local de dengue de 2022

Por Arlaine Castro

O alerta pede que moradores tomem cuidado redobrado com objetos que possam acumular água parada em casa e usem repelente.

O Departamento de Saúde da Flórida, no condado de Miami-Dade, emitiu um alerta sobre doenças transmitidas por mosquitos após a confirmação do primeiro caso local de infecção por dengue este ano.

De acordo com a Secretaria de Saúde, que não especificou onde houve o primeiro caso, a dengue “é uma doença transmitida pelo vírus através da picada do mosquito Aedes, que também transmite o vírus chikungunya e Zika. A maioria das pessoas infectadas com dengue apresenta sintomas leves ou inexistentes. Aqueles que desenvolvem sintomas geralmente se recuperam após cerca de uma semana.”

Os sintomas comuns da dengue incluem febre e “um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça; dor nos olhos (geralmente atrás dos olhos); dores musculares, articulares ou ósseas; irritação na pele; náusea e vômito; ou sangramento incomum (sangramento do nariz ou gengiva, pequenas manchas vermelhas sob a pele ou hematomas incomuns)", diz o comunicado. 

Casos graves podem resultar em choque, hemorragia interna e até morte.

As autoridades de saúde pedem aos moradores que tomem precauções para impedir que os mosquitos se multipliquem e andem com roupas que evitam expor braços e pernas, locais mais suscetíveis a picada do mosquito, além de passar repelente.

Para evitar propagação do mosquito, a Secretaria de Saúde recomenda:

- Drenar a água de latas de lixo, calhas domésticas, baldes, coberturas de piscina, refrigeradores, brinquedos, vasos de flores ou quaisquer outros recipientes onde aspersores ou água da chuva tenham sido coletadas.

- Descartar pneus velhos, tambores, garrafas, latas, potes e panelas, aparelhos quebrados e outros itens que não estão sendo usados.

- Esvaziar e limpar os bebedouros e as tigelas de água dos animais de estimação pelo menos uma ou duas vezes por semana.

- Proteger barcos e veículos da chuva com lonas que não acumulem água.

- Manter as piscinas em boas condições e devidamente cloradas. Esvazie as piscinas de plástico quando não estiverem em uso.