Miami vai doar armas para a Ucrânia

Por Arlaine Castro

O chefe de polícia de Miami, Manny Morales, à esquerda, e o comissário Ken Russell e as armas que serão doadas.

A cidade de Miami vai enviar mais de 150 armas usadas para a polícia ucraniana – não para soldados que lutam na linha de frente da invasão russa.

Em junho, autoridades da cidade anunciaram a intenção de colocar armas de fogo nas mãos dos ucranianos que defendem seu país, embora não estivesse claro quem receberia as armas.

Desde então, a cidade se apressou em elaborar um plano que ficou mais claro na terça-feira, 19, quando a cidade anunciou que o departamento de polícia de Irpin, um dos subúrbios de Kyiv, receberia 167 armas excedentes.

“Estamos construindo um avião enquanto voamos”, disse o comissário Ken Russell, que patrocinou a ideia. Ele está concorrendo ao 27º Distrito Congressional da Flórida como democrata.

Para facilitar o embarque, os comissários de Miami na terça-feira nomearam Irpin como uma das cidades irmãs de Miami. A votação permite que as prefeituras coordenem a doação. Mais tarde, as caixas das armas foram exibidas em uma mesa na Prefeitura durante uma coletiva de imprensa. As autoridades esperam que outros departamentos de polícia locais peguem carona no plano de Miami.

As armas de fogo variam de armas compradas como parte do programa de recompra da cidade a armas confiscadas. A polícia de Miami realizou um evento de recompra “Guns 4 Ukraine” em 18 de junho, onde o departamento ofereceu vales-presente no valor de US$ 50 a US$ 200, dependendo do tipo de arma.

Como o departamento de polícia de Irpin relatou uma escassez de revólveres e rifles, além das armas, a prefeitura de Miami também enviará capacetes e coletes à prova de balas. O envio deverá ser feito em algumas semanas. Fonte: Miami Herald.