Alerta de raiva animal é emitido em partes de Broward

Por Arlaine Castro

Um gato selvagem deu positivo para o vírus na região de Davie, no condado de Broward.

As autoridades de saúde da Flórida emitiram na terça-feira, 19, um alerta de raiva animal em partes do condado de Broward depois que um gato selvagem deu positivo para o vírus. 

O alerta vale por 60 dias. Animais de estimação não vacinados correm o risco de contrair raiva e seus donos são incentivados a imunizá-los, disse o Departamento de Saúde da Flórida em Broward em um comunicado à imprensa.

O alerta inclui os seguintes limites em Davie:

Southwest 36th Court ao norte
Florida Turnpike ao leste
Orange Drive para o sul
Davie Road para o oeste.

Apesar das áreas citadas, a doença também pode ocorrer fora da área de alerta, de acordo com o comunicado.

Na Flórida, 33 casos confirmados de raiva em animais foram relatados até agora este ano, mostram dados de saúde do estado. Nenhum caso de raiva em humanos foi relatado durante o mesmo período.

O que é a doença?

A raiva é uma doença do sistema nervoso e é fatal para animais de sangue quente e humanos.

A única medida preventiva para a exposição humana à raiva é a imunoglobulina específica da raiva e a imunização contra a raiva. A profilaxia da raiva iniciada logo após a exposição protegerá a pessoa exposta da doença.

Um animal infectado com raiva pode infectar animais domésticos que não foram vacinados, disse a agência, acrescentando que todo contato com animais selvagens deve ser evitado, principalmente guaxinins, morcegos, raposas, gambás, lontras, linces e coiotes.

Em 2018, a arquiteta brasileira Dani Guardini foi atacada por um guaxinim(em inglês, raccon) na porta de um restaurante em Miami. Ela buscou atendimento médico, inclusive para tomar a vacina antirrábica e antitetânica.

"Eu estava parada na porta do restaurante filmando, tinha uns 3 metros de distância. Em um momento ele estava atrás de um vaso e no outro já pulou em cima da minha perna. É isso que realmente assusta porque não foi um caso de eu ter chegado perto e ele ter se assustado e atacou para se defender. Eu não estava tão próxima e ele veio. É isso que assusta”.

Cuidados

O Departamento de Saúde diz que você pode tomar medidas para prevenir a propagação da Raiva:

- Mantenha as vacinas contra raiva atualizadas para todos os animais de estimação e animais de risco.
- Não permita que seus animais de estimação corram livremente sem observação ou coleira. Siga as leis, mantendo animais de estimação e gado protegidos em sua propriedade. Se seu animal de estimação ou gado for mordido por um animal selvagem, procure assistência veterinária para o animal imediatamente e entre em contato com os serviços de controle de animais de sua jurisdição.
- Ensine as crianças a nunca lidar com animais desconhecidos, selvagens ou domésticos, mesmo que pareçam amigáveis.
- Impeça que morcegos entrem em buracos no teto ou paredes de residências, igrejas, escolas e outras áreas similares onde possam entrar em contato com pessoas e animais de estimação.

Pessoas que foram mordidas ou arranhadas por animais selvagens ou domésticos devem procurar atendimento médico e relatar a lesão ao DOH-Broward pelo telefone 954-467-4700.

Leia também

GUAXININS SÃO RESPONSÁVEIS POR 65% DOS CASOS DE RAIVA ANIMAL NA FL