Miami Beach e outras cidades da Flórida votam proibição de cigarros nas praias

Por Arlaine Castro

Mais cidades como Miami Beach e Boca Raton estão analisando proibir o fumo em certos locais públicos.

Fumar cigarros em praias e parques públicos da Flórida pode se tornar ilegal em breve. Mais cidades como Miami Beach e Boca Raton estão analisando proibir o fumo em certos locais públicos.

Uma lei sancionada pelo governador da Flórida Ron DeSantis que entrou em vigor em 1º de julho permite que cidades e condados regulem o fumo de cigarros e outros produtos de tabaco em praias e parques públicos, com exceção de charutos não filtrados.

Em Miami Beach a proposta recebeu aprovação inicial da Comissão da Cidade nesta semana. Uma audiência pública e a votação final estão marcadas para 14 de setembro. O prefeito Dan Gelber disse que apoia a proposta, que permitiria punições consistentes com outras violações do código da cidade: multas máximas de US$ 500 e até 60 dias de prisão.

Em muitas praias do Condado de Palm Beach fumar também pode virar coisa do passado. Boca Raton, Palm Beach e Lake Worth Beach devem seguir o exemplo com suas próprias proibições de fumar nas próximas semanas.

A fundadora do Boca Save Our Beaches, Jessica Gray, diz que seus voluntários coletaram 123.211 cigarros nas praias do condado de Palm Beach desde 2017. Gray diz que também coletaram outros itens relacionados ao tabagismo, incluindo 966 cigarros eletrônicos e 26.095 isqueiros, embalagens etc.

De acordo com a National Geographic, o filtro fibroso dentro de uma bituca de cigarro se decompõe ao longo dos anos em pequenos pedaços de plástico, conhecidos como microplásticos. As pontas de cigarro são o lixo número um encontrado nas praias da Flórida, de acordo com a Ocean Conservancy.

A cidade de Delray Beach está programada para discutir uma lei que proíbe fumar na praia e em parques públicos na terça-feira, 26. No entanto, o procurador da cidade Lynn Gelin disse que a cidade já tem uma lei em vigor, o que significa que eles podem emitir uma citação agora se alguém for pego fumando na praia.  A multa pode ser superior a US$ 500.

Cidades de outros condados, como Naples, no condado de Collier, também analisa a adoção da nova Lei do Ar Limpo.

Na região de Tampa Bay, as autoridades ainda analisam a proibição. Mas para J. P. Brooker, diretor da Florida Conservation for Ocean Conservancy, a lei de fumar na praia é uma ferramenta válida e aplicável. Ele espera que as comunidades de praia promulguem restrições ao fumo de Pensacola Beach a Jacksonville Beach e de Key West a Tampa Bay. Com informações do Miami Herald e ABC News.