Surto de meningite da Flórida é muito mais sério do que de varíola, diz médico

Por Arlaine Castro

Pessoas de risco podem obter a vacina contra as doenças no estado.

A varíola dos macacos (monkeypox) está em evidência na Flórida pelo aumento de casos, mas as autoridades estaduais de saúde estão alarmadas com um outro surto mais sério – a meningite meningocócica, tanto pela gravidade quanto pelas mortes.

“A doença meningocócica, até certo ponto, me preocupa mais, dada a gravidade da doença”, disse o Dr. Ulyee Choe, diretor médico estadual do Departamento de Saúde da Flórida, em uma entrevista coletiva na quarta-feira, 20.

O surto de meningite na Flórida, que afetou principalmente homens gays e bissexuais, foi muito mais mortal do que a varíola dos macacos, que não levou a nenhuma morte nos Estados Unidos até o momento, completou Choe.

Houve 12 mortes entre os 48 casos de doença meningocócica confirmados na Flórida em 2022 – uma taxa de mortalidade de 25%, segundo o diretor.

Houve quatro casos em Miami-Dade e dois em Broward desde 1º de janeiro a 19 de julho, segundo a secretaria de saúde. Em junho, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que estão trabalhando com o departamento de saúde do estado, disseram que as duas agências de saúde estão investigando os casos da Flórida, que chamou de “um dos piores surtos de doença meningocócica entre homens gays e bissexuais na história dos EUA."

A Flórida teve 27 casos de doença meningocócica em 2021, 17 casos em 2020 e 23 em 2019 – em comparação com os 48 casos registrados na metade de 2022.

O QUE CAUSA A MENINGITE?

A doença meningocócica é causada por uma bactéria e normalmente requer contato próximo para transmiti-la de uma pessoa para outra, como beijar ou compartilhar alimentos ou bebidas. Pode parecer uma gripe, mas rapidamente piora para infectar o cérebro e a medula espinhal, uma condição conhecida como meningite. Também pode entrar na corrente sanguínea.

VACINA

O CDC, juntamente com o departamento de saúde, diz que a melhor forma de prevenir a doença é se vacinar, principalmente entre as pessoas que vivem com HIV, o vírus que causa a AIDS.

Na Flórida, qualquer pessoa pode obter uma vacina MenACWY gratuitamente em qualquer departamento de saúde do condado durante o surto. Procure atendimento médico imediatamente se tiver sintomas de doença meningocócica.

CASOS E TRATAMENTO

Cerca de metade dos casos na Flórida estão entre homens hispânicos e algumas pessoas vivem com HIV, disse o CDC. A maioria dos casos foi transmitida localmente, embora alguns tenham envolvido pessoas que viajaram para a Flórida e depois ficaram doentes. Embora a doença meningocócica esteja afetando principalmente homens gays, ela "não se limita a uma comunidade em particular", disse Choe. “É uma doença transmissível e qualquer pessoa é suscetível.”

Qualquer pessoa que tenha sido exposta à doença meningocócica ou tenha febre alta, dor de cabeça, rigidez no pescoço, náusea, vômito, sensibilidade à luz e erupção cutânea vermelha e roxa deve procurar atendimento médico imediato. A doença pode ser tratada – e prevenida – com antibióticos intravenosos.

VARÍOLA DOS MACACOS

A Flórida também viu um aumento nos casos de varíola dos macacos. No dia 21 de julho, o estado tinha 247 casos de varíola, contra 73 casos duas semanas antes. A maioria dos casos está no sul da Flórida, 110 em Broward e 56 em Miami-Dade na terça-feira. Todas as vacinas contra a varíola dos macacos na Flórida estão sendo administradas. Todas as consultas estão sendo preenchidas de acordo com a oferta atual – até que o estado receba mais 10.700 doses.

Veja onde se vacinar na Flórida para meningite e para a varíola.

CDC. - Houve 12 mortes entre os 48 casos de doença meningocócica confirmados na Flórida em 2022.

Leia também

MÃE DE BRASILEIRO INTERNADO EM ESTADO GRAVE NO HAVAÍ PEDE AJUDA PARA VER O FILHO