Ladrões usam decodificadores de chave para furtar mais de 90 veículos em Broward

Por Arlaine Castro

Os furtos de veículos seguiram um padrão específico de marcas e modelos que pudessem ser ligados pelo dispositivo codificador de chaves.

Uma quadrilha de ladrões usou programadores de chave (dispositivo que pode ser usado para recodificar o transponder em uma chave mecânica) para furtar mais de 90 veículos em Broward, disse a polícia de Lauderhill.

Os carros foram furtados da mesma forma entre julho de 2017 e maio de 2018. Pelo menos 91 veículos estavam envolvidos até agora, de acordo com o major Michael Santiago, porta-voz da Polícia de Lauderhill.

Os furtos de veículos seguiram um padrão específico. Um veículo foi identificado por meio de uma série de mensagens de texto que geralmente davam informações sobre marca, modelo e placa. Aquele veículo tornou-se um “alvo” de furto. Na sequência, os participantes receberiam o VIN (Número de Identificação do Veículo) e o veículo “alvo” seria furtado sem nenhum sinal de entrada forçada. A maioria dos veículos nunca foi recuperada e os que foram recuperados muitas vezes apresentavam VINs alterados.

A quadrilha foi descoberta em fevereiro de 2018, quando um dos bandidos foi parado por um policial de Lauderhill. No momento da abordagem, o dispositivo eletrônico de “programador de chave” caiu no chão do veículo e o policial percebeu do que se tratava.

O bandido acabou contando à polícia a história de como a quadrilha operava os furtos. Primeiro, os batedores procuravam veículos de certas marcas e modelos que pudessem ser ligados pelo dispositivo codificador de chaves, tiravam fotos do VIN e depois contatavam um serralheiro para obter uma "chave de prata", usada para destravar as portas e, uma vez dentro do carro, usariam o dispositivo de programação para criar uma chave eletrônica que poderia dar partida na ignição.

No telefone do bandido havia informações sobre os demais integrantes e sobre 61 veículos roubados dessa forma entre 5 de abril de 2017 e 16 de maio de 2018.

Três foram detidos. Daronn Grant, 37, de Lauderdale Lakes, está enfrentando 36 acusações de extorsão e roubo, enquanto Ryan Hamitt, 41, de Tamarac, está enfrentando seis acusações de extorsão e roubo. Um terceiro suspeito, Stokley Lawrence, 29, de Margate, também foi citado na declaração de causa provável. Fonte: Sun Sentinel.

Leia também

SÉRIE DE ARROMBAMENTOS E FURTOS EM CARROS E CASAS LEVA POLÍCIA A REFORÇAR ALERTA