Polícia da Flórida vê aumento nos roubos de veículos mais antigos

Além da falta de dispositivos de segurança, o aumento também está relacionado a vídeos nas redes sociais com instruções sobre como roubá-los.

Por Arlaine Castro

Modelos antigos KIA e Hyundai não possuem um imobilizador de motor.

A polícia e os departamentos do xerife na Flórida estão alertando os motoristas sobre um aumento nos roubos de veículos mais antigos, especialmente das marcas KIA e Hyundai.

De acordo com essas agências, alguns disseram que modelos mais antigos desses veículos são mais fáceis de serem roubados porque não possuem um imobilizador de motor, um recurso de segurança eletrônica que - como o próprio nome sugere - impede a partida do motor. O aumento também está relacionado a vídeos nas redes sociais com instruções sobre como roubar um veículo.

A polícia de Orlando e de outros condados da Flórida confirmaram que estão vendo um aumento nos roubos envolvendo os dois modelos de veículos.

"FYI: Isso está acontecendo em todo o país, inclusive em nossa área. Carros da Kia (2012 e mais recentes) e Hyundai (2015 e mais recentes) são especialmente suscetíveis ao roubo", disse o Gabinete do Xerife do Condado de Volusia.

"Infelizmente, parece que quando as pessoas divulgam nas mídias sociais, seja através do TikTok, YouTube ou qualquer outro canal, que algo é fácil de roubar, os criminosos tentam roubá-lo", disse o Gabinete do Xerife do Condado de Orange em comunicado.

Aumento em outros estados

A Flórida não está sozinha em ver um aumento desses roubos, pois isso está acontecendo em todo o país. A polícia em St. Paul, Minnesota, disse que os roubos de carros KIA aumentaram 1.300%. Lauren Hernandez, que mora em Minneapolis, disse à FOX 9 que seu KIA foi roubado duas vezes e arrombado apenas uma vez este ano.

Em um comunicado, a KIA disse estar "consciente do aumento dos roubos de veículos" na área e que todos os seus veículos modelo 2022 têm imobilizadores de motor como recurso padrão.

Como proteger um veículo mais antigo? Especialistas recomendam aos donos de veículos que não possuem dispositivos de segurança para comprar uma trava de volante. Com informações do canal Fox35 Orlando.