Dengue é detectada em viajantes internacionais que desembarcam em Tampa (FL)

Por Arlaine Castro

O Departamento de Saúde da Flórida no condado de Hillsborough disse que o vírus da dengue foi detectado em viajantes internacionais que chegaram ao condado.

Os moradores do condado de Hillsborough têm outra doença para se preocupar além do coronavírus, varíola dos macacos e meningite meningocócica. O Departamento de Saúde da Flórida no condado de Hillsborough disse que o vírus da dengue foi detectado em viajantes internacionais que chegaram ao condado.

O risco para o público é baixo, disse o DOH-Hillsborough, no entanto, o Controle de Mosquitos do Condado de Hillsborough e o DOH-Hillsborough estão acompanhando de perto os casos e tomando medidas de prevenção para conter a população de mosquitos. Não foi divulgado de onde os viajantes teriam chegado e quantos casos seriam.

Os casos de vírus da dengue têm aumentado nos últimos anos na Flórida, com a maioria dos casos concentrados no sul da Flórida. Alguns são importados por meio de turistas e viajantes, mas os casos de transmissão local também vêm aumentando. Em Florida Keys, há transmissão local há pelo menos cinco anos.

Na semana passada, autoridades de saúde do condado de Miami-Dade emitiram um alerta sobre doenças transmitidas por mosquitos depois que o primeiro caso de dengue foi confirmado este ano em um residente da Flórida.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, os vírus da dengue são transmitidos para as pessoas através da picada de um mosquito infectado. Esses mosquitos também espalham outros arbovírus, incluindo Zika, chikungunya, encefalite equina oriental, encefalite de St. Louis, Nilo Ocidental e febre amarela.

Dengue no mundo

Os arbovírus que causam dengue, chikungunya e zika se expandiram rapidamente em todo o mundo nos últimos anos, com surtos em grande escala ocorrendo no Hemisfério Ocidental, disse o Instituto Nacional de Saúde.

A cada ano, até 400 milhões de pessoas são infectadas com dengue. Aproximadamente 100 milhões de pessoas ficam doentes com a infecção e 40.000 morrem de dengue grave.

Em 6 de julho, 94 casos de dengue foram relatados nos Estados Unidos, com a maioria dos casos (34 casos) relatados na Flórida, disse o CDC. O segundo estado com maior número de casos é a Califórnia, com 14.

O sintoma mais comum da dengue é a febre com qualquer um dos seguintes:

Náuseas, vômitos
Irritação na pele
Dores e dores (dor nos olhos, geralmente atrás dos olhos, dores musculares, articulares ou ósseas)

Os sintomas da dengue geralmente duram de dois a sete dias. A maioria das pessoas se recupera após cerca de uma semana. Não existe medicamento específico para tratar a dengue. Consulte um profissional de saúde em caso de febres e outros sintomas graves e informe o provedor sobre qualquer viagem internacional. Com informações do site Patch.