'Don't Tread On Me': nova placa da Flórida gera polêmica

Por Arlaine Castro

Segundo o governador, a nova placa destina-se a enviar uma mensagem clara para carros de fora do estado: "'Não pise em mim' ou na Flórida".

O governador Ron DeSantis anunciou o novo design da placa do estado, com uma cobra enrolada e o slogan 'Don't Tread On Me'. As placas estão sendo oferecidas aos floridianos e cada uma que for encomendada beneficiará a Fundação de Veteranos da Flórida.

No anúncio feito no Twitter, DeSantis afirmou que a placa - que se baseia na expressão “Dont Tread On Me”, expressão popularizada na Bandeira de Gadsden, que é uma bandeira histórica nos Estados Unidos, de fundo amarelo com uma cascavel contraída e pronta a atacar. A bandeira tem o nome do seu criador: o estadista e general americano - Christopher Gadsden e foi usada pela primeira vez em um navio de guerra em 1775 como um grito de guerra pela independência americana do governo britânico.

A frase don't tread on me (com a serpente), pode ser entendida como um aviso: "Não irei atacar, mas fique sabendo que se for provocada por você, eu revidarei."

Porém, segundo o governador, a nova placa destina-se a enviar uma mensagem clara para carros de fora do estado: "'Não pise em mim' ou na Flórida". Os “carros de fora do estado” provavelmente se referem a turistas de outros estados, como Nova York e Califórnia, que inundaram o Sunshine State nos últimos anos.

Também, DeSantis defende veemente a Flórida como um porto seguro para a liberdade e intervenção mínima do governo – uma mensagem originalmente transmitida no design da bandeira. Mas alguns dos comentários na postagem do governador no Twitter levantaram por que o governador promove tal logotipo, dadas as origens do design.

Um símbolo para "populismo de direita" e "ideologia de extrema direita", escreveu um seguidor.

Sobre a Flórida ser livre, um outro usuário criticou: “Pare de nos chamar de estado livre da Flórida, se isso fosse verdade, eu seria capaz de fazer meu trabalho como professor e criar um espaço seguro para todas as crianças”, referindo-se à lei de Direitos dos Pais na Educação do governador. Com informações da NewsWeek e canal WFLA.