Senador da FL propõe imposto especial para compradores de imóveis de outros estados

Por Neise Cordeiro

O imposto seria cobrado no fechamento da compra, para investidores de fora do estado e compradores individuais que não possuem propriedades na Flórida.

Um senador da Flórida apresentou uma proposta onde investidores e compradores de imóveis de fora do estado pagariam um imposto especial sobre o valor da compra da propriedade. O projeto teria o objetivo de combater o alto custo dos aluguéis.

Randolph Bracy, senador estadual que está concorrendo ao Congresso dos EUA, apresentou uma proposta na terça-feira que pretende apresentar na próxima reunião da Comissão do Condado de Orange em 9 de agosto.

O plano é instituir impostos especiais sobre as empresas e pessoas físicas para desestimular a compra, venda e aluguel de imóveis, e também prevê a aprovação de mais prédios de apartamentos de alta densidade, convertendo propriedades comerciais vagas em moradias e fornecendo subsídios e incentivos fiscais para o desenvolvimento de moradias populares.

O imposto seria cobrado no fechamento da compra, para investidores de fora do estado e compradores individuais que não possuem propriedades na Flórida.

O valor do imposto não foi determinado, mas a receita poderia ser usada para construir moradias mais acessíveis e oferecer assistência aos inquilinos, segundo Bracy.

Os altos preços dos aluguéis de Orlando forçaram inquilinos a sair da cidade para encontrar moradias mais baratas. O valor médio do aluguel é de $ 1.819, mais de $ 150 acima do valor que estava em janeiro, de acordo com o CoStar Group, que monitora as taxas de aluguel.

Investidores imobiliários adquiriram mais propriedades à medida que a demanda por moradias disparou, comprando quase metade das propriedades vendidas no ano passado em áreas do Condado de Orange, o que piorou a crise de moradias da região.

Representantes de grupos de pequenas e grandes empresas de aluguéis de imóveis se opõem a proposta, dizendo que desencorajaria investidores de fora do estado, resultando em menos aluguéis de imóveis. Eles sugeriram que o condado deve se concentrar em políticas e incentivos destinados a aumentar a oferta de todos os tipos de moradias, ocupadas e alugadas.

Outra proposta, defendida pela comissária do condado de Orange, Emily Bonilla, criaria um limite para os aumentos de aluguel para as propriedades. Uma proposta preliminar pede um limite anual de 5% para o aumento do aluguel de inquilinos. O índice de preços ao consumidor subiu cerca de 9% nos 12 meses encerrados em 30 de junho.

A Comissão do Condado deve considerar a proposta de Bonilla no dia 9 de agosto, que os oponentes dizem que também pode gerar contestações legais.

Comissários aprovaram recentemente uma medida exigindo que os proprietários de imóveis notifiquem seus inquilinos por escrito 60 dias antes de impor um aumento de aluguel de mais de 5%.