263 imigrantes são detidos em travessia ilegal na costa da FL em três dias

Por Arlaine Castro

Ao todo, mais de 2.000 imigrantes do Haiti e de Cuba arriscaram suas vidas navegando ilegalmente para a Flórida desde 1º de outubro de 2021.

Nos últimos três dias, agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA responderam a pelo menos 16 desembarques ilegais de imigrantes na costa da Flórida, prendendo 263 pessoas, disse a agência.

É a continuação de uma tendência preocupante, com centenas de pessoas enfrentando jornadas perigosas na tentativa de chegar ao sul da Flórida.

Na sexta-feira, 5, um barco que transportava imigrantes cubanos virou perto de Sugarloaf Key. Pelo menos dois corpos foram vistos sendo colocados em uma van do médico legista. No sábado, 6, centenas de imigrantes haitianos chegaram ao Ocean Reef Club de Key Largo.

De acordo com a Patrulha da Fronteira, os contrabandistas que continuam chegando ao sul da Flórida não têm consideração pelas vidas humanas a bordo de seus barcos. Por isso, as autoridades reforçam para o perigo de tentar a travessia ilegal, tanto por mar, quanto por terra.

“Eles não trazem água suficiente, o navio estava sobrecarregado, o clima muda com frequência”, disse Adam Hoffner, do Setor de Miami da Patrulha de Fronteira dos EUA. “(É) sorte que não houve ferimentos graves.”

Em março, 365 imigrantes haitianos lotados em um barco também seguiram para Ocean Reef em Key Largo.

Ao todo, mais de 3.000 imigrantes do Haiti e de Cuba arriscaram suas vidas navegando para a Flórida para fugir da turbulência política e econômica em seus países de origem desde 1º de outubro, de acordo com as autoridades federais. Com informações do Local 10.