Pai é preso em Hialeah (FL) após filho de 3 anos pegar arma e atirar no próprio rosto

Por Arlaine Castro

O filho entrou no banheiro e pegou a arma carregada em cima do balcão.

Um pai foi preso em Hialeah (FL) após o filho de 3 anos pegar uma arma de fogo e atirar no próprio rosto dentro de casa.

De acordo com o relatório de prisão da Polícia de Hialeah, Orlando Guzman Labrada deixou sua arma carregada sem vigilância no balcão do banheiro. Com a porta destrancada, seu filho de 3 anos entrou, pegou a arma carregada e disparou.

Por sorte, a bala passou de raspão no rosto da criança, que foi transportada para o Ryder Trauma Hospital para uma verificação completa e tratamento por precaução, disse o relatório. Ela não corre risco de morte.
Labrada foi preso e acusado de negligência culposa e arma de fogo de fácil acesso.

Lei da Flórida

Segundo o Estatuto da Flórida, é um crime guardar ou deixar uma arma de fogo carregada onde há menor de idade (até 16 anos) sabendo ou que deveria saber que provavelmente ele pode ter acesso. A arma deve ser guardada travada e sem a munição em caixa própria trancada e em local de difícil acesso para menores de idade. Mesmo que a arma seja guardada, se o proprietário souber ou razoavelmente deveria saber que a criança poderia acessar a arma, ela pode ser acusada.

Se um menor pegar sua arma de fogo carregada, é uma contravenção de segundo grau, punível com até 60 dias de prisão, multa de US$ 500 e até seis meses de liberdade condicional. Quando o menor acessa a arma carregada, a descarrega e atira e fere (ou fere fatalmente) a si mesmo ou a outro, as acusações ao proprietário da arma podem ser elevadas.

4,6 milhões de menores com acesso a arma

4,6 milhões de menores nos EUA vivem em casas com pelo menos uma arma de fogo carregada e desbloqueada. Muitas crianças sabem onde seus pais guardam suas armas e acessaram armas domésticas – mesmo que seus pais pensem o contrário, segundo pesquisa do Gifford Law Center.

Embora 70% dos pais tenham relatado que os adolescentes não podem acessar armas de fogo de forma independente em sua casa, mais de um terço das crianças pertencentes a essas famílias relataram ter acesso à arma de fogo em menos de cinco minutos.

Além disso, muitas dessas crianças já manusearam armas sem o conhecimento dos pais. Quase um quarto dos pais não sabia que seus filhos haviam manuseado uma arma em casa.