Condado da FL usa galinhas para pesquisar doenças transmitidas por mosquitos

Galinhas não sofrem sintomas associados às doenças, dizem os pesquisadores.

Por Arlaine Castro

As galinhas não amplificam o vírus e não podem infectar outros mosquitos.

O condado de Sumter está trabalhando com funcionários de gerenciamento de mosquitos para pesquisar doenças transmitidas por esses insetos - através do uso de galinhas. Elas agem como um 'hospedeiro sem saída' para vírus, de acordo com especialistas.

Uma galinha sentinela no Fairgrounds em Bushnell testou recentemente positivo para o vírus do Nilo Ocidental, uma doença que é transmitida por picadas de mosquito, disseram autoridades do condado.

No entanto, especialistas da Vector Disease Control International - uma empresa de controle de mosquitos que trabalha com o condado de Sumter - disseram que as galinhas sentinelas são uma ótima maneira de pesquisar esses tipos de doenças. Galinhas infectadas com vírus através de picadas de mosquito não sofrem sintomas associados às doenças, de acordo com funcionários do condado de Sumter.

"Como as galinhas não amplificam o vírus, elas não podem infectar outros mosquitos. Chamamos isso de host sem saída", disse a diretora regional da VDCI, Dr. Caroline Efstation. "Assim, as galinhas não são afetadas negativamente por esses arbovírus do mosquito. Pessoas com galinhas de quintal não precisam se preocupar com elas adoecerem. O uso de galinhas sentinelas nos dá um aviso de que a doença está presente na população local de mosquitos e nos permite aumentar os esforços para reduzir o número de mosquitos adultos."

Pequenos grupos de galinhas foram colocados em diferentes áreas para ajudar a rastrear vírus transmitidos por mosquitos em todo o condado. Os grupos são usados para atrair mosquitos e descobrir se as populações de mosquitos estão carregando doenças perigosas, como o vírus do Nilo Ocidental. Se tal doença for encontrada em uma galinha, as autoridades disseram que podem notificar os moradores da área.

Como precaução de doenças provocadas por mosquitos, moradores devem usar repelentes e limpar jardins e quintais, evitando deixar recipiente com água parada.  Fonte: Click Orlando.