Miami Beach analisa pagar por iguana capturada para conter aumento

Por Arlaine Castro

Iguanas são espécies invasores comuns na Flórida.

Comissários de Miami Beach estão analisando pagar por iguanas capturadas para conter o aumento da população invasiva na região.

As iguanas são invasivas e destrutivas, e nos últimos anos os moradores de Miami Beach dizem que elas vêm se expandindo exponencialmente e causando prejuízos.

“Algo mais precisa ser feito”, disse a moradora Barbara Benis, que teve que reconstruir seu muro depois que as iguanas o destruíram.

Em busca de soluções, os líderes da cidade, que se reuniram na quarta-feira, 14, estão dispostos a aumentar o orçamento para remediar o problema. A comissária Kristen Rosen Gonzalez levantou a ideia de recompensar pelos répteis capturados.

“Eu não sei - morto ou vivo. Mas se pagarmos por iguana, teremos mais iguanas”, disse ela. “As pessoas vão sair e caçá-los por dinheiro. Acho que é um uso melhor do nosso dinheiro.”

Por telefone, o prefeito de Miami Beach, Dan Gelber, disse ao Local 10 que o orçamento do ano passado para a remoção de iguanas foi de US$ 50.000 e foi aumentado para US$ 200.000. Ele gostaria de resolver o problema em propriedades privadas e públicas.

Um vídeo de vários dias atrás mostra um caçador de iguanas pago pela cidade, atirando e coletando as criaturas escamosas. Gelber disse que um plano de recompensa pode funcionar, desde que seja legal e traga resultados.

Um comitê ad-hoc será formado para analisar as melhores práticas e propostas competitivas para serviços de remoção foram solicitadas.