Pequena cidade de Broward pode ficar temporariamente sem serviço policial

Por Arlaine Castro

A comissão da cidade de Pembroke Park votou por 2 a 1 para encerrar seu contrato com o Gabinete do Xerife de Broward após uma parceria de 42 anos.

Uma pequena cidade de Broward corre o risco de ficar temporariamente sem serviço policial do condado a partir de 1º de outubro.

A comissão da cidade de Pembroke Park votou por 2 a 1 para encerrar seu contrato com o Gabinete do Xerife de Broward após uma parceria de 42 anos. A decisão ocorre quando a cidade se aproxima da data de início de seu próprio departamento de polícia, previsto para fevereiro.

Mas até lá, haverá “alguns meses” entre o fim do contrato do Gabinete do Xerife e o lançamento do Departamento de Polícia de Pembroke Park, disse a procuradora da cidade Melissa Anderson, que pediu à comissão que firmasse um novo contrato com o departamento do xerife.

A lei estadual exige que o Gabinete do Xerife “mantenha a paz”, ou seja, cumpra o dever de manter a segurança nas cidades de sua jusridição, mas as cidades contratam a polícia para tarefas de aplicação da lei local e fiscalização do trânsito. Dessa forma, com o rompimento do contrato, o Gabinete do Xerife responderia às ligações do 911, mas nada mais.

“Não sei o que aconteceria se tivéssemos um incidente grave nesta cidade em 2 ou 1 de outubro e não quero descobrir”, disse Anderson. “Acho muito preocupante que não tenhamos níveis garantidos de serviço, serviço policial, para os moradores desta cidade.”

“Isso nos coloca em uma situação difícil, em uma situação difícil”, concordou o gerente da cidade, Juan “J.C.” Jiménez.

Em um comunicado preparado divulgado por seu escritório na tarde de terça-feira, 20, o xerife de Broward, Gregory Tony, chamou a decisão de encerrar o contrato de “infeliz”, dizendo que deixa “um lapso potencial nos serviços policiais críticos até que o departamento da cidade esteja operacional”. Ele chamou a decisão do prefeito de “irresponsável e irracional” que colocará em risco a segurança pública.

“Embora a BSO continue a cumprir suas obrigações estatutárias de responder a chamadas de emergência na cidade até que seu departamento de polícia esteja operacional, isso não substitui as patrulhas proativas de aplicação da lei. A cidade foi avisada de que os tempos de resposta a essas chamadas de emergência aumentarão significativamente”, disse Tony. “É uma pena que os moradores, empresas e visitantes do Pembroke Park sofram por causa das palhaçadas políticas da cidade.”

O prefeito Geoffrey Jacobs criticou o Gabinete do Xerife, já que ele “não quer nos ajudar por dois, três meses”. “Temos que fazer o que é melhor para o Pembroke Park”, disse ele. Ele disse que a cidade tem um “plano”, mas não deu mais detalhes, exceto que continuar com o Gabinete do Xerife era um desserviço. Com informações do Sun Sentinel.