Consulado em Miami explica mudança do local de votação

Miami é o maior colégio eleitoral brasileiro nos EUA: 40.189 eleitores.

Por Arlaine Castro

A escolha do campus do Miami-Dade College em Kendall foi pela maior infraestrutura e estacionamento, segundo o Consulado.

Neste ano, mais de 697 mil brasileiros que moram no exterior poderão ir às urnas em 181 cidades estrangeiras em outubro e votar para os cargos de presidente e vice-presidente da República. O número representa um aumento de 39,21% eleitores em relação a 2018.

Nos Estados Unidos, 182.986 brasileiros estão aptos a votar. Na Flórida e em Massachusetts, os dois maiores colégios eleitorais no país, estão, respectivamente, 40.189 e 37.159 eleitores que votam fora do Brasil. O Consulado-Geral do Brasil em Miami tem jurisdição sobre o estado da Flórida e os territórios de Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas e é o que tem o maior número de eleitores inscritos.

Seções nos EUA

O Itamaraty manteve 256 seções eleitorais, distribuídas em 14 locais de votação nos EUA esse ano. São eles: Miami, Boston, Nova York, Washington D.C., Houston, Washington, Atlanta, San Francisco, Los Angeles, Chicago e Hartford.

Reclamações

Circulam na internet rumores de que a mudança do local de votação no sul da Flórida seria para prejudicar alguns eleitores, tendo em vista que era no campus do Miami-Dade College em Downtown Miami, mas este ano será no campus de Kendall, que fica ainda mais distante da maior concentração de brasileiros, que é na região de Deerfield Beach, Pompano Beach e Boca Raton.

Esclarecimentos

Para esclarecer a escolha do novo local, o Consulado-Geral do Brasil em Miami informou que o local da atual eleição presidencial brasileira em Miami, o Miami Dade College, campus de Kendall, foi definido com base em dois fatores: a indisponibilidade do local utilizado em eleições prévias e a necessidade de assegurar espaço adequado para uma votação de grande porte, tendo em vista o aumento do eleitorado brasileiro de 2022.

"No segundo semestre de 2021, o Consulado-Geral consultou o Miami Dade College sobre a possibilidade de alugar espaço em seu campus de Wolfson (Downtown) para a realização da eleição presidencial brasileira, à semelhança de eleições anteriores. Em resposta, o MDC informou que o espaço não poderia ser oferecido, por conta de reformas a serem realizadas. Como alternativa, o Consulado-Geral contratou o campus de Kendall, que, além de manter a parceria bem-sucedida com MDC, garante um espaço mais amplo e distribuído, facilitando receber um eleitorado registrado em Miami ainda mais expressivo do que aquele de 2018. Cabe ressaltar a experiência na realização de eleições da equipe de MDC Kendall, sede recente de sufrágios de Colômbia, Equador, EUA e Peru. Kendall corresponde a área residencial e comercial densa e movimentada, acessível por automóvel ou transporte público", disse em nota o órgão.

Segundo representantes do Consulado, foi levado em conta a melhor infraestrutura tendo em vista um aumento de eleitores em 2022. "A população brasileira na Flórida está maior e, consequentemente, há mais eleitores. Foi levado isso em consideração também. No campus de Kendall, há melhor infraestrutura para logística e para os brasileiros votarem. As salas são maiores, há um estacionamento amplo, diferente do campus em downtown, onde as ruas são apertadas e fica difícil até para achar o lugar para estacionar o carro", explica José Renato.

Locais de votação 2022:

Em Miami e Orlando, as zonas eleitorais serão em:

Miami - no Miami Dade College, Kendall Campus (11011 SW 104th St, Miami - FL 33176).

Orlando - o local escolhido foi Valencia College West Campus - Special Events Center (1800 S Kirkman Rd, Orlando - FL 32811).