Vídeo: Lagarto gigante tenta entrar por janela de casa na Flórida

Por Arlaine Castro

O réptil descrito como "Godzilla" foi flagrado subindo na janela de uma casa no dia 12 deste mês. Ele é um lagarto-monitor da savana, diz a FWC.

Um lagarto gigante assustou uma família da Flórida. O réptil descrito como “Godzilla” foi flagrado subindo na janela da varanda de uma casa em Apopka, uma cidade nos arredores de Orlando, no dia 12 deste mês.

O vídeo do lagarto-monitor da savana foi compartilhado no Facebook e viralizou. "Olhe para isso. É um lagarto Tegu! Me parece Godzilla!", escreveu Jocelyn Penson, acrescentando que um convidado indesejado apareceu na casa. “Desnecessário dizer que não vou visitá-lo tão cedo!”

O lagarto-monitor não é nativo da Flórida, informou a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC). Os lagartos são nativos da África subsaariana. O monitor Savannah é uma espécie popular para donos de animais de estimação.

Especialistas acreditam que as populações de várias espécies de lagartos na Flórida surgem de donos de animais que não podiam mais cuidar dos animais exóticos e os soltaram na natureza. Outros podem ter escapado de instalações destruídas em furacões.

Cerca de 140 répteis e anfíbios não nativos foram introduzidos na Flórida. A indústria de animais de estimação exóticos vale US$ 15 bilhões por ano. 75% dos répteis de pet shops morrem no primeiro ano. Entre 1990 e 2021, mais de 1.300 animais de estimação exóticos escaparam nos EUA.