Maré alta vai provocar mais inundações nas ruas do sul da Flórida

Por Arlaine Castro

Os números indicam vários centímetros a mais do que as marés de lua cheia do verão, que registram cerca de 3 pés, e mais de um pé mais alto do que as marés altas menores do verão, que chegam a cerca de 2 pés.

Algumas partes do sul da Flórida lidaram com estradas inundadas na segunda-feira, 10, com a temporada da maré alta em andamento. E o acúmulo de águas de inundação provavelmente continuará acontecendo durante os próximos dois meses, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia em Miami. 

Trechos de estrada em Fort Lauderdale por Oakland Park Boulevard viram inundações, com água derramando na rua da Intracoastal Waterway. Fort Lauderdale viu uma maré alta projetada de cerca de 3,53 pés na manhã de segunda-feira, o número mais alto deste mês, segundo dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

Prevê-se que Fort Lauderdale veja níveis semelhantes que diminuirão nos próximos dias, com 3,49 pés na manhã de terça-feira, 3,39 pés na manhã de quarta-feira e 3,25 pés na manhã de quinta-feira.

Os números indicam vários centímetros a mais do que as marés de lua cheia do verão, que registram cerca de 3 pés, e mais de um pé mais alto do que as marés altas menores do verão, que chegam a cerca de 2 pés. No inverno, as marés altas podem ser tão fracas quanto 1,77 pés.

Também houve relatos de inundações em Miami no domingo com água derramando sobre o paredão do rio, disse Robert Garcia, meteorologista sênior do Serviço Nacional de Meteorologia em Miami. Garcia acrescentou que as áreas à beira-mar com docas e rampas para barcos são geralmente mais suscetíveis a inundações das marés reais, mas observou que as inundações também podem chegar mais ao interior.

As marés-rei acontecem quando as marés da lua cheia ou da lua nova, que são mais fortes que as outras marés, coincidem com a lua balançando perto da Terra em sua órbita elíptica. O alinhamento e a proximidade criam maior atração gravitacional no oceano, portanto, marés maiores.
A temporada dura de setembro a novembro.

O sul da Flórida experimentou uma onda de inundações repentinas no final de setembro devido aos efeitos do furacão Ian, com até 8 polegadas de chuva em alguns pontos.

As marés-rei ocorrerão duas vezes por mês nas seguintes datas:

De terça a quarta.
24 de outubro a 30 de outubro.
6 de novembro a 9 de novembro.
23 de novembro a 27 de novembro.
De 23 a 24 de dezembro.