Departamento do Tesouro investiga DeSantis sobre voos de imigrantes indocumentados

Por Arlaine Castro

Governador Ron DeSantis disse que o programa de realocação continuará.

O Departamento do Tesouro está examinando a ação do governador da Flórida, Ron DeSantis, com relação ao transporte de imigrantes indocumentados para Massachusetts como vem fazendo os governos do Texas e o Arizona há meses.

A questão é se o governador republicano usou indevidamente o dinheiro relacionado à ajuda pela Covid-19 para facilitar os voos. Os imigrantes estão sendo levados de cidades da fronteira sul após serem liberados pela imigração para aguardar processo de asilo ou outro pedido de permanência legal em solo americano. 

O escritório do inspetor-geral da agência confirmou a vários membros da delegação democrata do Congresso de Massachusetts que planejava “iniciar esse trabalho o mais rápido possível” para investigar os gastos da Flórida como parte das auditorias em andamento sobre como os estados usaram os bilhões enviados a eles como parte do Plano de Resgate Americano, de acordo com uma carta fornecida pelo senador democrata de Massachusetts. O escritório de Ed Markey.

Em 7 de outubro, Markey e cinco membros da Câmara, Richard K. Delmar, vice-inspetor geral do Departamento do Tesouro, disseram aos legisladores que a agência “revisaria a permissibilidade” da ajuda Covid-19 a estados “relacionados à imigração em geral e confirmaria especificamente se os juros ganhos sobre os fundos foram utilizados pela Flórida relacionados a atividades de imigração e, em caso afirmativo, quais condições e limitações se aplicam a tal uso.”

No mês passado, DeSantis usou dois voos fretados para transportar quase 50 imigrantes venezuelanos de San Antonio para Martha's Vineyard, uma medida que provocou indignação generalizada entre os democratas. DeSantis afirmou que a medida visava chamar a atenção para as políticas de imigração do governo do presidente Joe Biden, mas os democratas acusaram o governador da Flórida de usar migrantes vulneráveis em um golpe político. Biden chamou os voos de DeSantis de "imprudentes" e vários democratas, incluindo o governador da Califórnia. Gavin Newsom, pediram ao Departamento de Justiça que investigue os voos de DeSantis.

Vários grupos entraram com ações legais para impedir que a Flórida facilite mais transportes, e um xerife do Texas está investigando os voos. Mas a carta do Tesouro marca a primeira vez que as autoridades federais reconhecem que estão investigando os transportes.

A Flórida não usou diretamente fundos federais da Covid-19 para transportar os migrantes. Mas os legisladores estaduais no início deste ano determinaram que US$ 12 milhões em juros ganhos com a ajuda pela pandemia fossem usados para pagar o transporte de “estrangeiros não autorizados deste estado”. Até agora, a Flórida pagou US$ 1,56 milhão a uma empresa com sede em Panhandle para transportar imigrantes, mas DeSantis prometeu continuar transportando-os para os redutos azuis.

No final do mês passado, Markey pediu ao secretário de Transportes Pete Buttigieg que investigasse se os voos fretados de migrantes de DeSantis violavam as regras do departamento ao supostamente enganar os passageiros.

DeSantis e o Legislativo controlado pelos republicanos usaram o dinheiro do Plano de Resgate Americano em uma ampla gama de programas, incluindo bônus para socorristas e um mês de isenção de impostos sobre a gasolina. Fonte: Politico.

Leia também

MASSACHUSETTS ABRE INVESTIGAÇÃO DE TRÁFICO HUMANO POR ENVIO DE IMIGRANTES POR DESANTIS