Fort Myers tem água corrente pela primeira vez desde o furacão Ian

Por Arlaine Castro

Avisos para ferver a água foram emitidos para 120 áreas após os danos do furacão Ian, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida.

Pela primeira vez desde que o furacão Ian atingiu a costa há duas semanas, Fort Myers tem água corrente. "Temos água", disse Christy Cory, diretora de serviços públicos de Fort Myers Beach em 11 de outubro de 2022.

Os moradores do sudoeste da Flórida ainda estão sofrendo o impacto do furacão, e a frustração com a resposta do governo para que as coisas voltem a funcionar normalmente também ainda está acontecendo.

Enquanto os governos local, estadual e federal chamaram a Guarda Nacional, abriram Centros de Recuperação de Desastres e estão avaliando os danos, os moradores disseram à CNN que tiveram que enfrentar longas filas para assistência, longos tempos de espera no telefone e alguns sentiram que suas comunidades inteiras foram completamente ignoradas.

Susan Tadey disse à CNN na quinta-feira passada que estava esperando na fila do Centro de Recuperação de Desastres em Fort Myers por cerca de uma hora e meia tentando alugar um carro para poder trabalhar novamente. Ela disse que seu carro inundou e sua casa móvel de largura dupla agora está sem teto.

E também há moradores da comunidade não incorporada de Harlem Heights, cerca de 16 quilômetros ao sul de Fort Myers e parte da área metropolitana, que se sentem excluídos da resposta do governo.

Dois moradores disseram à CNN que não viram uma resposta tão rápida em seu bairro quanto em Fort Myers Beach ou Sanibel Island.

Moradores enfrentam a vida sem água, eletricidade e até suas casas

Muitos sobreviventes ainda estão no escuro ou dependem de geradores. Em todo o estado, mais de 170.000 clientes não tinham energia na noite de quinta-feira, de acordo com PowerOutage.us, muitos deles nos condados de Lee e Charlotte.

O presidente e CEO da Florida Power & Light Company, Eric Silagy, disse em Fort Myers na quinta-feira que a energia de mais de dois milhões de clientes foi restaurada, com menos de 100.000 sem energia em sua área de serviço.

Residentes em mais de 22 condados da Flórida também não tinham água potável até a semana passada. Avisos de água fervente foram emitidos para 120 áreas após os danos do furacão Ian, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida. Fonte: WSVN.