Nikolas Cruz: Como é a rotina de um condenado à prisão perpétua na FL?

Ex-aluno da Marjory Stoneman Douglas High School matou 17 pessoas em fevereiro de 2018; sentença final será dada pela juíza de Broward em 1º de novembro.

Por Arlaine Castro

Júri popular recomendou prisão perpétua para Nikolas Cruz, 24 anos.

A prisão perpétua sem liberdade condicional é uma sentença destinada aos piores criminosos da Flórida, e a pena mais dura que não seja a sentença de morte. Mas alguns chamam a vida na prisão sem liberdade condicional de "A Morte Lenta".

Atualmente, na Flórida, existem 13.653 pessoas cumprindo pena de prisão perpétua sem liberdade condicional, o que representa pouco menos de 17% da população carcerária da Flórida.

Nikolas Cruz, o jovem de 24 anos que admitiu ter matado 17 pessoas na Marjory Stoneman Douglas High School, na Flórida, em fevereiro de 2018, escapou da sentença de pena de morte. Na quinta-feira, 13, um júri recomendou que ele fosse condenado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, uma decisão que enfureceu muitas das famílias das vítimas, que disseram que Cruz ser autorizado a viver não é justiça feita.

A juíza do circuito de Broward, Elizabeth Scherer, deve sentenciar formalmente Cruz em 1º de novembro às 9h, mas sob a lei da Flórida, o juiz não pode se afastar da recomendação do júri de prisão perpétua.

Cruz, que está preso no condado de Broward desde 2018, também foi condenado a 25 anos de prisão estadual depois de se declarar culpado de atacar um agente penitenciário em novembro daquele ano.

Ele provavelmente permanecerá sob custódia do condado por algumas semanas depois que sua sentença for proferida, antes de ser colocado sob custódia do Departamento de Correções da Flórida e transportado para um dos vários centros de recepção no estado onde ficam os presos condenados à prisão perpétua.

A instalação escolhida é determinada pela "revisão da gravidade das ofensas (do preso), duração da sentença, tempo restante para cumprir, antecedentes criminais, histórico de fuga, ajuste da prisão e outros fatores", de acordo com o site do Departamento de Correções da Flórida.

Como Cruz é um infrator de alto risco, ele provavelmente será colocado em uma prisão com outros criminosos de alto perfil ou "criminosos muito perigosos".

De acordo com um manual do departamento de correções, existem várias classificações de custódia de presos, entre elas, custódia fechada para presos que "devem ser mantidos dentro de um perímetro armado ou sob supervisão armada direta quando fora de um perímetro seguro".

Mas, como é a rotina de um condenado à prisão perpétua na Flórida?

"Vida sem liberdade condicional, é chamada de outra pena de morte. Talvez não seja através de injeções letais ou elétricas, ou seja lá como eles fazem isso. É uma morte lenta", disse ao canal BayNews9 Dorian Mackeroy, 46, um dos prisioneiros que atualmente cumprem pena de prisão perpétua sem liberdade condicional sob a Lei do Reincidente de Libertação da Prisão do estado.

Correio, visitas, tablets. Indignados com a decisão do júri, pais de vítimas de Parkland apontaram para partes da vida que Cruz ainda poderá experimentar na prisão, mas que dos seus filhos foram roubados. Seus direitos podem incluir, correio, visitas e tablets.

O site do departamento de correções apontou que os detentos e suas famílias podem se comunicar por meio de "quiosques interativos e estacionários disponíveis nas unidades habitacionais da população em geral, bem como tablets". Esses serviços estão disponíveis em todas as principais instituições correcionais da Flórida, de acordo com o site.

Na parte de saúde mental, Cruz receberá um exame psiquiátrico que ajudará a determinar seu diagnóstico e qual medicação ele pode precisar enquanto estiver cumprindo pena.

Custo para o estado

A Lei do Reincidente de Libertação da Prisão apresenta um grande custo para o estado a cada ano, especialmente quando se considera que alguns dos presos não cumpririam penas de prisão perpétua se não houvesse a lei.

Os relatórios anuais do Departamento de Correções da Flórida mostram que custa US$ 24.265,00 por ano para abrigar um preso. Atualmente, existem cerca de 13.600 presos em prisão perpétua sem liberdade condicional no estado. Isso resulta em um custo de mais de US$ 331 milhões por ano.

Com informações do canal BayNews9 e CNN.

Confira depoimento de brasileiros e a cobertura do tiroteio, bem como do julgamento no gazetanews.com