Jovem captura 28 pítons birmanesas na FL e recebe prêmio máximo

Por Arlaine Castro

1.000 participantes de 32 estados, Canadá e Letônia participaram do desafio anual, que removeu 231 das pítons indesejadas do meio ambiente da Flórida.

Um jovem de 19 anos do sul da Flórida capturou 28 pítons birmanesas durante uma competição criada para diminuir as serpentes e aumentar a conscientização sobre as ameaças que essas cobras invasoras representam para a ecologia do estado.

Matthew Concepcion estava entre os 1.000 participantes de 32 estados, Canadá e Letônia que participaram do desafio anual, que removeu 231 das pítons indesejadas, disse a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida em um comunicado à imprensa.

Por seus esforços, Concepcion recebeu o Grande Prêmio de US$ 10.000, cortesia da Fundação Bergeron Everglades. Outro competidor, Dustin Crum, ganhou um grande prêmio de US $ 1.500 por remover a píton mais longa, com pouco mais de 3,3 metros.

No início deste ano, uma equipe de biólogos transportou a mais pesada píton birmanesa já capturada na Flórida. Essa píton fêmea pesava 98 quilos, tinha quase 5 metros de comprimento e tinha 122 ovos em desenvolvimento, de acordo com a Conservancy of Southwest Florida.

As pítons birmanesas não são protegidas, exceto pela lei anti-crueldade da Flórida, então os participantes têm que documentar que cada uma foi morta humanamente.

Como caçar píton

Concepcion disse ao South Florida Sun Sentinel que caça pítons há cerca de cinco anos e normalmente as procura à noite porque é quando estão em movimento, buscando o calor das estradas. Ele usa as luzes do veículo para localizá-las.

Este ano, no entanto, ele só viu uma nas estradas nos Everglades, então mudou de estratégia e andou pelo canal, usando uma lanterna para sondar a vegetação rasteira.

Cobras menores são tão bem camufladas que ele procura suas sombras projetadas pelo feixe da lanterna, disse ele ao jornal. Mas cobras maiores são mais fáceis de encontrar. “Elas têm um tom levemente roxo. Elas são realmente lindas.”

O jovem deve usar parte de seus ganhos para comprar um poderoso sistema de iluminação para seu caminhão, o que o ajudará a identificar mais cobras.

“Nossos caçadores de pítons são apaixonados pelo que fazem e se preocupam muito com o precioso ambiente da Flórida. Estamos removendo um número recorde de pítons e vamos continuar assim”, disse o membro do Conselho de Administração do Distrito de Gerenciamento de Água do Sul da Flórida, “Alligator Ron” Bergeron, em um comunicado à imprensa.

Desde 2000, mais de 17.000 pítons birmanesas selvagens foram removidas do estado da Flórida.