Miami-Dade vota por complexo comercial em área do Everglades

O projeto atraiu a oposição de grupos ambientalistas, defensores da agricultura, reguladores ambientais e do senador republicano Marco Rubio.

Por Arlaine Castro

O projeto abrange 380 acres de armazéns, call centers e outros comércios.

O condado de Miami-Dade está em vias de transformar parte das terras agrícolas dos Everglades em um novo complexo comercial perto de Homestead. Os desenvolvedores conseguiram votos suficientes na terça-feira, 1, para expandir o projeto de desenvolvimento urbano.

O South Dade Logistics and Technology District abrange uma proposta de 380 acres de armazéns, call centers e outros usos comerciais ao sul da Flórida Turnpike e ao norte de Moody Drive (Southwest 268th Street ).

O projeto atraiu a oposição de grupos ambientalistas, defensores da agricultura, reguladores ambientais e do senador americano Marco Rubio, um republicano de West Miami, por seu potencial de interferir em um projeto federal de restauração de Everglades. "Este é o projeto errado no local errado", disse Lauren Jonaitis, diretora de conservação da Tropical Audubon Society, aos comissários durante mais de duas horas de comentários públicos antes da votação.

Já os apoiadores chamaram o projeto de uma maneira de trazer mais de 7.000 empregos para o sul de Miami-Dade e dar aos moradores uma alternativa para combater o tráfego pelos salários desejados do trabalho em armazéns e call center nas partes do norte do condado.

A equipe de planejamento de Miami-Dade se opôs ao projeto, dizendo que o condado tinha terrenos industriais suficientes disponíveis dentro da Fronteira do Desenvolvimento Urbano.

A equipe também se opôs à mudança necessária na política de inundações de Miami-Dade para construir o projeto, que fica na "Coastal High Hazard Zone" do condado, normalmente fora dos limites para novas construções comerciais devido ao risco de tempestades causadas por furacões.

"Estou considerando minhas opções", disse Levine Cava após a votação, destacando que o projeto consumirá terras agrícolas e arriscará a restauração de Everglades em um momento em que os operadores industriais já têm espaço de armazenamento suficiente para acomodar o crescimento econômico. Fonte: Miami Herald.