Nicole enfraquece após atingir a costa da Flórida como furacão

Por Arlaine Castro

A tempestade atingiu a terra como um furacão de categoria 1 com ventos de 75 mph às 3 da madrugada de quinta-feira, 10, em North Hutchinson Island, ao sul de Vero Beach.

Nicole atingiu a terra como um furacão de categoria 1 na costa leste da península da Flórida, ao sul de Vero Beach, com ventos máximos sustentados de 75 mph por volta das 3 da manhã desta quinta-feira, 10, – deixando milhares de pessoas sem energia elétrica.

A tempestade tropical Nicole enfraqueceu ainda mais na manhã de quinta-feira depois de chegar à costa às 3 da manhã perto de Vero Beach como um furacão de categoria 1.

Os ventos mais fortes da tempestade caíram para 100 km/h enquanto ela se movia sobre a terra, fazendo um curso diagonal pela península que deve levá-la ao Golfo do México à noite, disse o Centro Nacional de Furacões em sua atualização às 7h. O centro da tempestade estava a cerca de 30 milhas a sudoeste de Orlando.

Os avisos de tempestade tropical para os condados de Broward e Palm Beach, ao sul de Júpiter, foram cancelados. Na manhã desta quinta-feira, o sol estava novamente no sul da Flórida, enquanto o campo de vento da tempestade se afastava para o norte.

A tempestade atingiu a terra como um furacão de categoria 1 com ventos de 75 mph às 3 da manhã de quinta-feira em North Hutchinson Island, ao sul de Vero Beach, e rapidamente começou a enfraquecer. Landfall significa que o centro do olho da tempestade, a região cercada pelos ventos mais fortes, desembarcou em terra.

Apesar do enfraquecimento da tempestade, a maior parte da Flórida terá um dia chuvoso e ventoso. Às 4 da manhã, o centro da tempestade estava a cerca de 60 milhas a sudeste de Orlando, movendo-se para oeste-noroeste a 14 mph.

A tempestade deve seguir um caminho diagonal pela península da Flórida, indo para noroeste e perdendo força rapidamente. No final da tarde, quando atinge o Golfo do México, os ventos principais devem cair para 50 mph, disse o centro de furacões.

Após este raro furacão em novembro, o Atlântico está livre de tempestades em potencial, de acordo com o mapa de previsão de cinco dias do Centro Nacional de Furacões. A temporada de furacões termina oficialmente em 30 de novembro.

Uma declaração de emergência foi aprovada pelo presidente Joe Biden para 40 condados, disponibilizando assistência federal. Fonte: Sun Sentinel.