Tatuador brasileiro se destaca com tatuagens realistas na Flórida

Com mais de 20 anos de experiência e passagens por diversos países, o paulista Rafael Cassaro é referência na arte do realismo preto e cinza.

Por Arlaine Castro

Com mais de 1.000 tatuagens já feitas, Rafael Cassaro foi jurado na Empire States Tattoo Expo de Nova York.

O paulista Rafael Cassaro viaja o mundo tatuando pessoas e já deixou sua arte em diversos países da Europa, América do Sul e do Norte. Atualmente, seu local de trabalho é no Stefano's Tattoo Studio, um dos melhores estúdios da Flórida, localizado em Fort Lauderdale.

Com mais de 20 anos de experiência e mais de 1.000 tatuagens realizadas, Cassaro aposta na arte realista. "Eu faço tatuagens realistas e meu objetivo é que fique melhor do que o cliente pede e imagina", diz o especialista em realismo preto e cinza, mas que também faz tatuagens coloridas que encara como desafio.

As tatuagens mais pedidas são de rostos de pessoas, animais, objetos, frases. Busca ser o mais realista possível, segundo ele. Para atender o pedido exatamente como quer o cliente, primeiro há o processo de agendamento, que é quando ele busca conhecer melhor o perfil. "Conversaremos bastante para eu entender quem é você, o que você gosta e o que está buscando no projeto. Com isso, conseguirei montar uma arte que te deixará 100% satisfeito", garante.

Em entrevista ao Gazeta News, Cassaro fala sobre o primeiro contato com tatuagem, a carreira, motivação e projetos futuros.

Carreira

"Comecei a tatuar em Santo André, São Paulo, com 18 anos. Até então, eu gostava de artes, mas a tatuagem não fazia parte da minha vida. Meu irmão, que hoje também é tatuador, foi fazer uma tatuagem e me chamou para ir com ele. A gente fazia arte em graffiti, mas nunca tínhamos feito tatuagem. Foi o meu primeiro contato e achei interessante por ser mais um tipo de arte. Comecei então a fazer, mas jamais imaginaria que ganharia dinheiro com isso um dia, eu estava começando a estudar publicidade. Comprei os materiais e comecei a aprender, tatuava as pessoas em casa mesmo. Até então, eu não vislumbrava um futuro como profissão. Era mais como um novo tipo de arte mesmo. Não era algo que eu recebia dinheiro, que eu iria me sustentar daquilo, depois que fui percebendo e as coisas foram se encaixando. Por isso digo que não fui eu que escolhi a tatuagem, a meu ver, foi a tatuagem que me escolheu. Porque ela entrou de uma forma singela, foi tomando conta da minha vida e hoje estou aqui nos EUA, conheço uns 15 países por causa dela."

Motivação

"Antigamente os desenhos das tatuagens eram baseados nas pastas que já tinham nos estúdios, as pessoas escolhiam uma arte já pronta para tatuar. E hoje é bem diferente, dá para fazer a arte que a pessoa quer. Eu procuro conversar primeiro, ouvir a pessoa, entender o que ela quer, para poder trabalhar da melhor forma. A minha motivação é poder mudar a sua vida para melhor, trazer recordações ou imprimir suas ideias. Como trabalho com tatuagem realista, faço muito retrato de pessoas queridas que já se foram, animais, artes que significam para a pessoa. O poder da arte em trazer uma harmonia tanto corporal quanto espiritual é o que me motiva. Por isso gosto de ouvir os clientes quando vou tatuá-los. Dentro do que me contam, crio um design específico."

Convenções nos EUA

Há apenas nove meses nos EUA, Cassaro já participou de diversos eventos da área, sendo inclusive convidado a ser jurado.

"Fui jurado em dois dos melhores eventos nos EUA, a Empire States Tattoo Expo de Nova York e a Golden State Tattoo Expo da Califórnia. São os mais importantes porque reúnem os melhores artistas, profissionais e é um ambiente propício para troca de contato também. Outro ponto importante é que sou patrocinado pela Eternal Ink, a maior marca de pigmentos da América. Assim que cheguei, me contrataram, o que é uma coisa muito difícil de conseguir e que me deixou muito feliz também."

Projetos futuros

Quanto a projetos futuros, Cassaro conta que já tem um projeto para o ano que vem que seria montar o primeiro estúdio. "Ainda estou vinculado ao estúdio que me contratou para vir, mas penso em ter o meu próprio também. E expandir também ao longo dos anos até construir um grande estúdio de tatuagem, talvez aqui mesmo em Boca Raton, onde moro atualmente. A minha ideia é crescer, montar estúdio grande, colocar mais pessoas para trabalhar, ser uma referência na área e também como modelo de negócio no estado da Flórida."

Para conhecer mais sobre o artista e entrar em contato, acesse:

instagram.com/rafaelcassaro

facebook.com/rafael.cassaro

www.rafaelcassaro.com