Reação rápida de vizinha salva criança que se afogava na piscina

O menino teria entrado na área da piscina por um portão aberto; afogamento é a principal causa de morte de crianças de 1 a 4 anos no estado da Flórida.

Por Arlaine Castro

A vizinha encontrou a criança já "azul e sem sinais vitais" e fez o socorro.

Uma criança encontrada já "azul e sem reação" após se afogar em uma piscina foi trazida de volta à vida pela ação rápida da vizinha.

O caso aconteceu no condado de Charlotte, cerca de 160 quilômetros ao sul de Tampa, e os funcionários das escolas públicas do condado de Charlotte identificaram a salvadora como Kathleen Richardson, funcionária do distrito. Felizmente, o menino foi salvo a tempo e sobreviveu, disseram as autoridades.

Kathleen estava do lado de fora de casa, fazendo limpeza depois da passagem do furacão Ian quando ouviu a vizinha gritar: 'Alguém, por favor, me ajude, ligue para o 911'. Ela então largou o que estava fazendo e correu para a casa da vizinha e encontrou a mãe puxando seu filho de dezessete (17) meses para fora da piscina. "A criança estava azul e sem resposta", disse ela.

A vizinha então "agarrou a criança", virou-a de bruços e começou a dar tapinhas em suas costas até que a água da piscina escorria de sua boca. Logo depois realizou os procedimentos de primeiros socorros na criança, até que o socorro chegou.

"Kathleen fez o que foi treinada para fazer, como atendente de ônibus do condado de Charlotte ", relatou o distrito, que enviou um comunicado sobre o ocorrido à imprensa.

Segundo o canal WBBH, o incidente aconteceu em North Port quando a mãe e dois irmãos da criança"estavam levando o lixo para fora". O menino teria entrado na área da piscina por um portão aberto. A mãe do menino disse que a rápida chegada da vizinha "foi como se um anjo estivesse lá".

Mortes

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que o afogamento é a principal causa de morte de crianças de 1 a 4 anos no estado da Flórida.

Nick VinZant, analista de pesquisa sênior e especialista em seguros da QuoteWizard, analisou os números dos últimos três anos e descobriu que mais de 410 pessoas morreram afogadas em piscinas da Flórida nesse período. Quase metade deles eram crianças. 156 foram afogamentos fatais de crianças com menos de 5 anos e 24 entre 5 e 14 anos.

Segurança

- Supervisão constante das crianças em torno de qualquer espaçolocal com água, seja piscina, lago ou mar.
- Instalação de alarmes nas portas e cercas ao redor das piscinas.
- Aulas de natação para as crianças e adultos.
- Aulas de primeiros socorros para adultos (RCP).

Leia também

QUASE 100 CRIANÇAS MORRERAM AFOGADAS NA FLÓRIDA EM 2021