Moradores sofrem com alagamentos em partes da Flórida

Por Arlaine Castro

Há pontos problemáticos que inundam sempre com chuva ou tempestades no sul da Flórida, como em Miami.

Depois que uma chuva implacável atingiu o sul da Flórida no domingo, 20, alguns moradores continuaram a lidar com as águas altas na manhã desta segunda-feira, 21, e esperam que diminuam.

“Eu pensei que talvez ela entrasse para o jardim, mas está parada lá na rua”, disse Patrícia Butler, moradora do nordeste de Miami-Dade. “Temos problemas para chegar à nossa caixa de correio, temos que calçar galochas para chegar lá e outras coisas e nosso lixo nem conseguimos colocar nosso lixo ontem à noite.”

Em todo o sul da Flórida, as ruas pareciam piscinas, empurrando a água até as portas de algumas casas.

“Estamos presos aqui com toda essa água bem na frente de nossa casa”, disse Butler. "Não é bom."
Fora do nordeste de Miami-Dade, locais problemáticos típicos continuaram a inundar em meio à forte chuva, incluindo o bairro Brickell de Miami e partes de Hollywood, incluindo Sheridan Street.

Moradores do nordeste de Miami-Dade disseram esperar mais bombas, melhor drenagem e o fim das chuvas em seus bairros.

Furacão Ian

O furacão Ian foi rebaixado para uma tempestade tropical enquanto ainda estava a 40 milhas ao sul de Orlando nas primeiras horas da manhã de 29 de setembro. Ainda assim, causou uma chuva histórica na Flórida Central, com diversos pontos de alagamentos.

Orlando viu entre 12 e 13 polegadas de chuva, com algumas áreas tendo até 16 polegadas, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia em Melbourne. A fúria da inundação causada pelo fuacão Ian ainda é sentida em muitas áreas que tiveram muita água parada e galhos de árvores e outros lixos nas ruas.

A precipitação total em polegadas em áreas da Flórida foi calculada de:

Centro de Orlando - 12.49 (em torno de 30 cm)
Aeroporto Internacional de Orlando - 13.2
Winter Park - 12.93
Winter Springs - 14,97 (em torno de 38 cm)
Aeroporto de Sanford - 16.1
Kissimmee - 14.49
Daytona Beach -16.57 (42 cm)

FONTE: Serviço Nacional de Meteorologia em Melbourne.

A FEMA já pagou mais de $ 719 milhões em assistência individual do furacão Ian, de acordo com seu site. Os danos gerais ao estado foram estimados em até US$ 75 bilhões.