Espécie rara de serpente é vista comendo um coelho em estrada da Flórida

Por Arlaine Castro

A 'pine snake', comumente conhecida como serpente do pinheiro, em tradução livre, estava parada, comendo um coelho.

Uma espécie rara de serpente foi avistada no meio da estrada próxima à Floresta Nacional de Ocala, a cerca de 70 milhas ao norte de Orlando. A 'pine snake', comumente conhecida como "serpente de pinheiro", em tradução livre, estava parada, comendo um coelho.

O avistamento aconteceu em 26 de outubro, de acordo com o Florida Fish and Wildlife Research Institute.

“Uma bióloga da FWC estava pesquisando um local na Floresta Nacional de Ocala quando chegou a um cruzamento de estrada e avistou algo no meio da estrada”, escreveu o instituto em uma postagem no Facebook em 19 de novembro. “Quando os biólogos se aproximaram do bicho, eles reconheceram que era uma cobra rara e não venenosa da Flórida engolindo um jovem coelho.”

A serpente não venenosa permaneceu na estrada até terminar de comer, depois deslizou para longe. Não durou muito tempo, desafiando a lógica, voltou à estrada, começou a investigar a câmera do biólogo e posou para “alguns closes”. Em seguida, desapareceu novamente. O instituto compartilhou várias fotos nas redes sociais, algumas mostrando a cobra com uma expressão desdenhosa enquanto olhava para a câmera.

As cobras de pinheiro da Flórida são “poderosas” – espremendo suas presas até a morte – e crescem até 7,5 pés, tornando-as “uma das maiores cobras do leste da América do Norte”, diz o estado.

D nome científico Pituophis melanoleucus, é uma espécie de cobra não venenosa da família Colubridae. A espécie é endêmica do sudeste dos Estados Unidos. Três subespécies são atualmente reconhecidas como válidas.

A espécie está listada como ameaçada na Flórida. “O focinho é pontiagudo e tem uma grande escama no nariz, e uma saliência pronunciada acima dos olhos faz com que as cobras de pinheiro pareçam ‘más’”, relata o FWC. “Esta espécie geralmente sibila muito alto quando perturbada.”