Flórida mantém posição para crescimento

Por

São mais de 455 mil vagas, mas apenas 280 mil desempregados.

3 - Menos demissão mesmo em recessão

O mercado de trabalho da Flórida é mais apertado do que a maioria dos outros Estados Unidos, em parte porque sua taxa de participação na força de trabalho está abaixo da média nacional - o que acontece quando uma grande parte da população é mais velha e aposentada.

"Não só temos um problema de lacuna de habilidades, como também temos um problema de lacuna de talentos, onde temos muito mais empregos do que pessoas procurando trabalho", disse Mark Wilson, presidente da Câmara da Flórida.

Segundo a câmara, em janeiro do ano passado o estado tinha 513 mil vagas e 483 mil desempregados. Hoje são mais de 455 mil vagas, mas apenas 280 mil desempregados.

4 - Golpe temporário no mercado imobiliário

Os preços dos imóveis aumentaram cerca de 20% no ano passado. Na Flórida, onde tantas pessoas estavam se mudando, os preços subiram cerca de 30%. Se as taxas de juros subirem, a Flórida poderá cair ainda mais, disse Faucher.

"A nível nacional, esperamos que os preços dos imóveis caiam cerca de 10% nos próximos seis meses", disse ele. "Na Flórida, é mais provável que as quedas nos preços das casas estejam próximas de 15%, porque a acessibilidade é um problema tão grande, devido ao aumento dos preços."

Brad O'Connor, economista-chefe de pesquisa da Florida Realtors, disse que não espera que muito mais casas novas ou existentes cheguem ao mercado no próximo ano. Os construtores enfrentam seus próprios problemas financeiros, e os proprietários estão mais relutantes em desistir de suas baixas taxas de hipoteca existentes.

Enquanto a demanda ainda estiver forte em 2024, a Flórida estaria bem posicionada para outro surto de crescimento de longo prazo, pois os preços das casas estariam novamente acima da média nacional. Leia mais no gazetanews.com