Consulado em Miami orienta sobre perda ou roubo de passaporte

Nessa época do ano, com maior movimentação de turistas brasileiros por causa das férias, os casos de perda ou roubo de passaporte aumentam.

Por Arlaine Castro

Andar com a cópia do passaporte, além de guardá-lo em local seguro durante a viagem, evita transtorno.

 No período de férias, o Consulado recebe, quase que diariamente, turistas brasileiros que perderam ou tiveram o passaporte roubado. Essa situação é sempre problemática para o viajante, por isso, o órgão emitiu orientações para evitar e também para o que fazer quando se tem que voltar para o Brasil sem o documento.

Para evitar, o consulado orienta durante os passeios:

- Jamais deixe seus pertences pessoais dentro do carro, incluindo o passaporte.

- Não deixe seus pertences sem sua supervisão direta ao frequentar locais movimentados.

- Não coloque seu passaporte no compartimento de bagagens do avião, carregue-o sempre junto com você.

- Não entregue seus pertences a estranhos. Ao experimentar roupas em lojas, não deixe o vendedor guardar seus pertences.

- Ao sair de qualquer estabelecimento ou meio de transporte, veja se está com seus pertences e documentos.

- Use bolsas internas presas ao corpo, conhecidas como doleiras, para carregar seu passaporte.

- Tenha cuidado com cofres de hotel, que podem ser abertos facilmente.

- Leve originais e cópias autenticadas de outros documentos de identificação, além do passaporte. Com isso é possível emitir um novo documento de viagem no caso de perda ou roubo do passaporte. Recomenda-se também manter uma foto do seu documento de identificação em uma conta de e-mail que possa ser acessada facilmente.

Saiba o que fazer após a perda ou roubo do passaporte:

1- No caso de roubo, contate a polícia local e registre uma queixa (“file a report”). Quando se trata de simples perda ou extravio de objetos e/ou documentos, a polícia local normalmente não faz boletim de ocorrência.

2- Comunique o ocorrido, por e-mail, ao Consulado-Geral em Miami para solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB): passaporte.miami@itamaraty.gov.br

3- Ao voltar para o Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.

Por fim, mantenha a calma. Os itens de segurança do passaporte, como chips de identificação, minimizam o risco de ter seu documento utilizado por terceiros para fins ilícitos, garante o órgão.