Cientistas pedem que residentes da FL relatem novas espécies invasoras de iguanas

Por Arlaine Castro

A espécie de nome Brown Basilisk é originária das regiões costeiras que vão do México ao Panamá.

Os cientistas pedem urgentemente aos residentes da Flórida que relatem a presença de iguanas não nativas, a fim de evitar uma disseminação massiva de novas espécies invasoras no estado.

O alerta foi feito pelo UF Institute of Food and Agricultural Sciences (UF/IFAS). Moradores das regiões sul e central da Flórida estão sendo encorajados a identificar e denunciar a presença da ‘Jesus Lizard’, um certo tipo de iguana não nativa em suas áreas residenciais.

O nome científico da espécie é Brown Basilisk, mas recebeu o apelido de Jesus Lizard, por conta sua habilidade de correr por vários metros sobre a água quando assustadas ou perseguidas por um predador.

Cientistas da Universidade da Flórida dizem que este lagarto não nativo está ganhando terreno de West Palm Beach a Orlando e correm para coletar mais dados para determinar seu status e possíveis impactos dentro da comunidade.

Especialistas em vida selvagem do Instituto dependem de informações geográficas para determinar os possíveis impactos desse lagarto no meio ambiente, na vida selvagem e na saúde humana.

Moradores podem relatar os animais pelos smartphones e enviar pelo aplicativo IveGot1 ou pelo website eddmap.com.

A Semana Nacional de Conscientização sobre Espécies Invasoras começa em 20 de fevereiro para ensinar e conscientizar o público sobre a Basilisco Marrom.