Bilionário de 27 anos de Orlando ajuda a criar "carro inquebrável"

Por Arlaine Castro

Austin Russell, de 27 anos, criou a Luminar, startup que possui sistema de sensoriamento remoto baseado na alta tecnologia para carros.

Uma startup de tecnologia está trabalhando nos arredores da University of Central Florida, no Central Florida Research Park, para tornar a direção significativamente mais segura. Criada por Austin Russell, de 27 anos, a Luminar tem como meta salvar 100 milhões de vidas nos próximos 100 anos.

A Luminar possui sistema de sensoriamento remoto baseado na alta tecnologia 'Lidar', que significa “light detection and ranging” (detecção e alcance de luz, em tradução livre), e usa a luz de um laser para coletar medições e gerar informações 3D precisas sobre a forma da Terra e as características de sua superfície.

É a mesma tecnologia que os veículos autônomos usam para evitar obstáculos e navegar pelas estradas com segurança, servindo essencialmente como os olhos do veículo autônomo.

No entanto, em vez de apostar tudo em carros sem motorista, o fundador da Luminar, Austin Russell, disse ao âncora Justin Warmoth no “The Weekly” que está mais focado em usar o 'lidar' de sua empresa para criar um “carro infalível”, melhorando o sistema de assistência ao motorista em grande estilo.

“Todo o nosso foco é melhorar os motoristas, torná-los melhores e salvar vidas hoje – não apenas sobre os recursos autônomos”, disse Russell. “Acho que é uma parte muito importante e crítica disso, porque a aposta era que levaria muito mais tempo do que as pessoas esperavam ver isso.”

A aposta valeu a pena - e em grande estilo. A Luminar abriu o capital em 2020, tornando Russell o bilionário mais jovem do mundo aos 25 anos.

A empresa, que Russell fundou quando tinha apenas 17 anos, fechou acordos com alguns dos maiores fabricantes automotivos do mundo, incluindo Volvo, Nissan e Mercedes-Benz, para instalar seu sistema lidar em milhões de novos veículos nos próximos anos.

“Estamos equipando nossa tecnologia em veículos de produção certificados existentes para permitir uma melhor prevenção de colisões”, disse Russell. “Se ele sentir que você vai se envolver em um acidente ou colisão, ele pode assumir o controle do sistema de freios e assumir o controle do volante para tirá-lo dessa situação.”

Então, o que separa a tecnologia da Luminar das demais? Russell disse que um dos principais motivos é que foi construído inteiramente do zero.

“Fabricamos todos os nossos próprios componentes, chips, tudo o que é usado hoje para atingir esse nível de desempenho inovador”, disse ele. “Nós meio que reivindicamos nossa fama por ter essa enorme melhoria de 10 vezes nas capacidades de desempenho, segurança e o que poderíamos permitir ao ver distâncias muito longas, com muita precisão, em uma liga que ninguém mais poderia.”

Embora a Luminar esteja presente no Vale do Silício, a maior parte de sua produção ocorre em sua sede em Orlando. Na verdade, a empresa acaba de inaugurar uma nova instalação de teste lidar de longo alcance ao longo da Barack Obama Parkway.

Russell disse que o rico pool de talentos da Flórida Central é outro fator importante para o sucesso inicial da empresa. Os maiores programas de laser do Departamento de Defesa, incluindo Lockheed Martin e Northrop Grumman, também têm uma presença significativa em Orlando.

Fonte: The Weekly Orlando.