DeSantis enviará soldados da Guarda Nacional da Flórida para a fronteira no Texas
O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou na terça-feira, 16, que planeja enviar mais de 1.100 soldados da Guarda Nacional e policiais ao Texas para ajudar na segurança da fronteira entre os Estados Unidos e o México.
O governador republicano disse que está enviando 800 soldados, 200 policiais do Departamento de Polícia da Flórida, 101 policiais estaduais e 20 oficiais da vida selvagem. A Flórida também enviará cinco aviões, 17 drones, dois veículos de comando e 10 barcos, de acordo com um comunicado à imprensa.
Autoridades estaduais e federais estão preocupadas com um possível aumento nas passagens de fronteira depois que as restrições de asilo da era da pandemia terminaram na semana passada.
“Sob minha direção, agências estaduais, incluindo policiais e a Guarda Nacional da Flórida, estão sendo enviadas para o Texas, com ativos incluindo pessoal, barcos e aviões”, disse DeSantis em comunicado.
DeSantis já havia enviado apoio à fronteira sul dos EUA no Texas e no Arizona em 2021, após pedidos de assistência dos governadores desses estados.
O governador, que deve anunciar em breve sua candidatura à corrida presidencial de 2024, fez da imigração uma questão importante durante seu mandato como governador. Na semana passada, DeSantis assinou uma lei de imigração abrangente que reforça seu programa de realocação de migrantes e limita os serviços sociais para imigrantes sem status legal permanente.
Fonte: Associated Press.