CDC investiga injeções de botox contaminadas na Flórida e em outros 8 estados

Por Arlaine Castro

beauty treatment, botox injection

O CDC está investigando injeções de botox contaminadas na Flórida e em outros 8 estados. O Botox é um dos procedimentos cosméticos mais populares para eliminar rugas. O uso é aprovado pelo FDA, embora seja feito a partir da mesma toxina que causa o botulismo.

O CDC e a FDA estão investigando relatos de reações prejudiciais entre pessoas que receberam injeções de Botox falsificado ou adulterado.

Em 12 de abril de 2024, um total de 19 pessoas de 9 estados relataram reações após receberem injeções de toxina botulínica de indivíduos não licenciados ou não treinados ou em ambientes não relacionados à saúde, como residências e spas.

Foram relatadas doenças semelhantes ao botulismo causadas pelas injeções de botox nos estados: Flórida, Colorado, Illinois, Kentucky, Nebraska, Nova Jersey, Nova York, Tennessee e Washington. Em comunicado, o CDC disse que pelo menos nove pessoas foram hospitalizadas.

Autoridades reguladoras e de saúde pública descobriram que algumas pessoas receberam injeções com produtos falsificados ou produtos de fontes não verificadas. A investigação sobre as fontes desses produtos está em andamento.

Mais informações sobre os produtos falsificados, incluindo sinais de versões falsificadas, podem ser encontradas no site da FDA.

O CDC diz que as pessoas relataram ter experimentado os sintomas: 

Visão embaçada e visão dupla
Pálpebras caídas
Dificuldade em engolir
Boca seca
Fala arrastada
Dificuldade ao respirar
Fadiga

Fraqueza generalizada

Se houver suspeita de botulismo, ligue imediatamente para o departamento de saúde para consulta e liberação de antitoxina. Se ninguém responder, entre em contato com o serviço de botulismo clínico do CDC 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo telefone 770-488-7100.