Flórida suspende transporte de imigrantes da fronteira para cidades-santuário

Por Arlaine Castro

O governador Ron DeSantis em visita a fronteira EUA-México no Texas com a procuradora-geral Ashley Moody e o presidente do Senado Wilton Simpson, no último sábado, 17.

O Diretor Executivo da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, diz que o estado interrompeu um programa destinado a transportar imigrantes da fronteira para áreas “santuários” do país, já que muito poucas pessoas estão se oferecendo como voluntárias para os voos.

Em Setembro de 2022, a administração DeSantis dirigiu voos de 49 migrantes de San Antonio, Texas, para Martha’s Vineyard. Outra rodada de voos no ano passado enviou pessoas de El Paso, Texas, para Sacramento, Califórnia.

Os voos atraíram escrutínio nacional e uma ação judicial. A Flórida argumentou que os imigrantes indocumentados mudam-se para o estado e criam custos para coisas como a educação, os cuidados de saúde e os sistemas prisionais.

O diretor Guthrie diz que o estado está reavaliando o programa e atualmente não tem voos programados. “O que fizemos foi interromper essa metodologia específica porque não queremos continuar a gastar o dinheiro dos contribuintes para encontrar, você sabe, grupos realmente pequenos de pessoas.”

Guthrie diz que o estado gastou cerca de 700 mil dólares tentando localizar pessoas no estado da Flórida que desejam se mudar voluntariamente.

Fonte: canal WCJB.