Menino de 11 anos é acusado de matar a tia em Ocoee (FL); mais menores são julgados como adultos na FL

Por Arlaine Castro

Sandra Pape King, 55 anos, foi baleada pelo sobrinho de 11 anos em casa na cidade de Ocoee, no condado de Orange.

Um menino de 11 anos foi acusado de homicídio pela morte a tiros de sua tia de 55 anos em Ocoee, no condado de Orange, disse a polícia nesta segunda-feira, 20. O caso trouxe à tona a discussão do aumento de menores de idade em toda a Flórida lançados no sistema de justiça criminal para adultos a cada ano.

O tiroteio fatal aconteceu por volta das 7h45 de sexta-feira em Idaho Court, a leste da State Road 429 e a oeste da Hiawassee Road. Os policiais foram chamados à casa e encontraram Sandra Pape King ferida por arma de fogo. Ela foi levada para AdventHealth Apopka, mas não resistiu aos ferimentos.

Nesta segunda-feira a polícia anunciou a acusação que o menino enfrenta e confirmou o parentesco, dizendo que ele era sobrinho da vítima. A motivação para o crime ainda não foi esclarecida e a investigação segue em andamento.

Menores como adultos

Cada vez mais crianças em toda a Flórida são lançadas no sistema de justiça criminal para adultos a cada ano.

De acordo com o Perfil de Delinquência do Departamento de Justiça Juvenil da Flórida, 798 jovens foram presos e tratados como adultos pelo menos uma vez em 2022-23, contra 769 em 2021-22.

As crianças podem ingressar no sistema adulto por renúncia judicial, que ocorre quando uma criança começa no sistema juvenil e depois é transferida para o sistema adulto, ou é "arquivada diretamente" pelos promotores, o que significa que seu caso é ouvido no tribunal de adultos desde o início.

Os últimos dois anos fiscais mostram um aumento constante em direção a números pré-pandemia mais elevados, após uma queda significativa entre o ano fiscal de 2018-19, que teve 880 detenções e transferências de menores, e 2020-21, que teve 729 detenções e transferências de menores.

Normalmente, os menores de idade em prisões para adultos são trancadas em confinamento solitário até completarem 18 anos como forma de protegê-las de outros presos.

Na Flórida, o procurador do estado tem critério exclusivo sobre se a criança será diretamente registrada no sistema adulto ou permanecerá no sistema juvenil. Não há uma moção que a defesa possa apresentar para levar um cliente de volta ao tribunal de menores, afirma Jessica Yeary, defensora pública eleita para o Segundo Circuito Judicial.

Punição x reabilitação

Para os contrários aos procedimentos atuais, o sistema juvenil deve ser de natureza reabilitadora por meio de aconselhamento e programação, mas o sistema adulto é de natureza punitiva e o objetivo é a punição.

"Prender uma criança aumenta a chance de comportamento delinquente. Na verdade, as crianças filtradas através do sistema adulto têm 34% mais probabilidade de voltar à prisão com crimes mais violentos do que aquelas processadas no sistema juvenil", salienta Yeary.

Fonte: TC Palm.