Centro Nacional de Furacões monitora três ondas tropicais no Atlântico

Por Arlaine Castro

A AccuWeather previu que 2024 poderia superar o recorde de 2020 de 30 tempestades nomeadas.

O Centro Nacional de Furacões está monitorando três ondas tropicais no Atlântico. Uma delas é uma onda tropical no início da temporada na costa da África.

Normalmente não há desenvolvimento de ondas tropicais nesta região até o pico da temporada, como agosto/setembro. A boa notícia é que nenhum desenvolvimento tropical é esperado nos próximos dois dias.

No entanto, este é um sinal de como as águas do Atlântico costumam ser quentes e de como os trópicos estão começando a despertar.

Foi um início tranquilo para o que se prevê ser uma temporada muito ativa que poderá duplicar o número médio de tempestades. AccuWeather previu que 2024 poderia superar o recorde de 2020 de 30 tempestades nomeadas. A NOAA está prevendo até 25 tempestades nomeadas nesta temporada.

Onda tropical 1: Uma onda tropical no Atlântico central estende-se do nordeste do Brasil ao oeste de Cabo Verde. Está se movendo para oeste a 17 a 23 mph.

Onda tropical 2: Uma onda tropical no Atlântico central está localizada a nordeste da Guiana. Está se movendo para oeste a 27 km/h.

Onda tropical 3: Uma onda tropical no oeste do Mar do Caribe está localizada ao sul de Cuba, ao norte das Ilhas Cayman. Está se movendo para oeste a 11 a 17 mph.

Quem provavelmente será afetado?

É muito cedo neste momento para determinar se haverá algum impacto das ondas tropicais na Flórida ou nos EUA.

Quando começa a temporada de furacões?

A temporada de furacões no Atlântico começa no sábado, 1º de junho. A temporada termina em 30 de novembro. A bacia do Atlântico inclui o norte do Oceano Atlântico, o Mar do Caribe e o Golfo do México.