Temperaturas mais baixas em anos chegam à Flórida com influência do ar ártico no país

Frio é o mais intenso dos últimos dois anos no sul do estado

Por Lara Barth

Temperaturas mais baixas em anos chegam à Flórida com influência do ar ártico no país

Está começando a ter cara de inverno da Flórida novamente, com mais uma manhã de temperaturas caindo abaixo dos 5°C na região central.

Na madrugada de quinta-feira (9), espera-se outra rodada de ar frio e seco. Os ventos podem aumentar durante a noite, fazendo com que a sensação térmica cerca de -1ºC ou até mais baixa em muitas áreas, exceto nas ilhas barreiras e em algumas partes da costa.

Uma nova frente fria se aproximará no sábado, trazendo ventos fortes (de 32 a 40 km/h) e uma chance de 30-40% de chuva, principalmente pela manhã e no início da tarde. A frente se moverá rapidamente, e a quantidade de chuva não deve ser significativa, com a maioria das áreas recebendo menos de 6 mm.

No sul da Flórida, as temperaturas caíram abaixo dos 10°C na manhã de quarta-feira (8) em Miami-Dade e Broward, com ventos do norte levando o ar gelado para a região.

As máximas não devem passar dos 20°C na quarta-feira, mas o pico do frio do ar ártico será sentido durante a noite de quarta para quinta-feira. As mínimas devem chegar aos 4ºC na manhã de quinta-feira (9), a temperatura mais baixa que Miami registrou desde janeiro de 2023.

Esse grande resfriamento acontece com a passagem de uma frente fria forte associada a um sistema de baixa pressão que causou de 15 a 30 cm de neve em partes do vale do Mississippi e da região do meio-Atlântico dos Estados Unidos entre segunda e terça-feira. O Aeroporto Nacional de Washington D.C. registrou 18 cm de neve.

O frio continuará até o final da semana, com manhãs geladas e máximas mais amenas, entre 20 e 21°C na quarta e quinta-feira. A sensação de normalidade retornará na sexta-feira, quando os ventos de leste e sudeste vão dominar e as temperaturas devem alcançar os 24ºC.

No entanto, o frio não vai embora completamente. Outra frente fria pode começar a atravessar o estado já no sábado.

Fonte: Local10; ClickOrlando