Legisladores convocam nova sessão especial sobre imigração na Flórida
Sessão foi organizada com apoio de DeSantis
Após uma sessão especial no final do mês passado, que resultou em um confronto entre líderes legislativos republicanos e o governador Ron DeSantis, os legisladores da Flórida se reunirão novamente esta semana para aprovar um pacote de projetos de lei contra a imigração ilegal — com o apoio de DeSantis.
O presidente do Senado, Ben Albritton (R-Wauchula), e o presidente da Câmara, Daniel Perez (R-Miami), divulgaram na noite de segunda-feira um comunicado convocando a nova sessão especial, que começará na terça-feira (11). Eles também divulgaram resumos dos projetos de lei, que incluem uma série de medidas para ajudar a implementar a repressão à imigração ilegal de Donald Trump.
"Nas últimas semanas, houve uma grande quantidade de discussões produtivas sobre como o estado da Flórida pode ajudar melhor os esforços do presidente Trump para combater a imigração ilegal, com foco especial em parcerias entre as forças de segurança locais, estaduais e federais para prender, deter e deportar imigrantes ilegais criminosos", disseram Albritton e Perez em um memorando conjunto aos legisladores sobre a nova sessão.
DeSantis emitiu uma declaração, chamando Albritton e Perez de "grandes parceiros", e também agradeceu ao comissário de Agricultura, Wilton Simpson, cujo papel na aplicação das leis de imigração foi um tema controverso na sessão especial anterior.
"Com a implementação dessas políticas, a Flórida ajudará a administração Trump a cumprir o mandato histórico do presidente para acabar com a imigração ilegal", disse DeSantis na declaração. "Essa é uma grande vitória para o povo da Flórida e demonstra que continuaremos a liderar."
A Câmara está programada para se reunir às 12:15 de terça-feira, enquanto o Senado se reunirá às 13:15, conforme informações publicadas em seus sites. As comissões de orçamento de ambas as casas devem analisar os projetos de lei na quarta-feira, e a Câmara e o Senado terão sessões plenárias na quinta-feira.
Os projetos de lei foram apresentados pelo senador Joe Gruters (R-Sarasota) e o deputado Lawrence McClure (R-Dover), que também patrocinaram a legislação aprovada durante a sessão especial no final de janeiro. Os resumos dos projetos indicam que eles incluem aumento das penas criminais para imigrantes ilegais que cometerem crimes, medidas para aumentar a cooperação das agências de segurança locais com o Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA, a criação de uma Junta de Fiscalização de Imigração do Estado composta pelo governador, comissário de Agricultura, procurador-geral e diretor financeiro, além de tentar impor a pena de morte obrigatória para imigrantes ilegais que cometerem assassinato ou estuprarem crianças.
"Combinando o importante feedback recebido do governador DeSantis e do comissário Simpson com a legislação muito forte aprovada durante a Sessão Especial B (a sessão de janeiro), estamos construindo sobre o apoio técnico da Casa Branca para avançar e implementar políticas fortes e fornecer recursos críticos para apoiar os esforços do presidente Trump no combate à imigração ilegal de forma eficiente e eficaz", disseram Albritton e Perez no memorando.
Fonte: NBC