Autoridades confirmam caso de tuberculose em escola na Flórida

A pessoa infectada esteve recentemente no campus, mas não foi informado se se trata de um aluno, professor ou funcionário da escola.

Por Lara Barth

Imagem ilustrativa de bactérias

Um caso de tuberculose foi confirmado na Dillard High School, em Fort Lauderdale, na Flórida, segundo informaram autoridades de saúde locais nesta terça-feira. A pessoa infectada esteve recentemente no campus, mas não foi informado se se trata de um aluno, professor ou funcionário da escola.

O Departamento de Saúde da Flórida no Condado de Broward afirmou que já identificou e notificou todas as pessoas que tiveram contato próximo com o indivíduo infectado. A direção da escola enviou uma mensagem aos pais dizendo que, por enquanto, nenhuma outra medida é necessária, a menos que alguém seja diretamente contatado. Testes serão realizados na escola com autorização dos pais.

A tuberculose (TB) é uma doença bacteriana contagiosa transmitida pelo ar, que afeta principalmente os pulmões. A infecção ocorre quando uma pessoa inala gotículas com a bactéria, expelidas por indivíduos com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou cuspir.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais sintomas são:
- Tosse persistente
- Dor no peito
- Cansaço
- Perda de peso
- Febre
- Suores noturnos

Em casos ativos, a pessoa pode tossir sangue, ter dificuldade para respirar e, se não tratada, a doença pode se espalhar para outros órgãos e até levar à morte.

A tuberculose tem cura, mas o tratamento exige o uso contínuo de antibióticos por cerca de seis meses. Interromper o tratamento pode tornar a bactéria resistente aos medicamentos.

Existe a vacina BCG, que é aplicada em muitos países, especialmente em bebês. Nos Estados Unidos, no entanto, ela não é de uso comum e é recomendada apenas em casos específicos.

Fonte: NBC