Miami muda datas de eleições e impõe limite vitalício de mandatos
Comissão aprova alterações que buscam aumentar a participação dos eleitores e renovar o cenário político; prefeitos e vereadores poderão exercer no máximo dois mandatos ao longo da vida
A Câmara de Comissários de Miami aprovou, nesta terça-feira, a mudança das eleições municipais para anos pares, alinhando-as às votações presidenciais e estaduais. A proposta visa aumentar a participação dos eleitores, que em votações recentes foi de apenas 10%. Além disso, a medida impõe um limite vitalício de dois mandatos para cargos de prefeito e comissário, totalizando no máximo 16 anos de serviço público municipal.
Com a decisão, os atuais comissários e o prefeito Francis Suarez ganharão um ano extra de mandato, estendendo seus termos até a próxima eleição em ano par. A economia estimada com a mudança é de cerca de US$ 1 milhão. A proposta de mudança nas datas foi aprovada por Pardo, King e Rosado. Já o limite vitalício de mandatos recebeu votos favoráveis de Pardo, Gabela e Rosado. As medidas refletem demandas populares por maior renovação política e participação democrática.
Fonte: NBC