Frentes frias antecipadas não indicam inverno rigoroso na Flórida, apontam meteorologistas

Fenômeno La Niña deve trazer temperaturas acima da média e pouca chuva no inverno 2025-26

Por Lara Barth

Outra frente fria afeta clima na Flórida Central durante a semana

O frio chegou mais cedo à Flórida neste ano — primeiro no Halloween e novamente no início de novembro —, mas isso não significa que o inverno será excepcionalmente gelado. De acordo com meteorologistas, o estado deve ter uma estação com temperaturas acima da média e chuvas abaixo do normal.

Para quem gosta do clima ameno, a primeira metade do inverno será a melhor oportunidade de sentir um pouco de frio. Em dezembro, as temperaturas devem ficar próximas da média histórica, alternando entre ondas de frio e períodos de calor fora de época.

Já a partir de meados de janeiro, o calor deve dominar e se estender até fevereiro, fazendo com que, ao final do período, o inverno 2025-26 seja considerado mais quente que o habitual, mesmo com algumas frentes frias no início da estação.

A tendência é de que, na primavera, partes da Flórida Central entrem em estado de atenção para seca, já que também se prevê chuvas abaixo da média. O principal fator por trás desse cenário será o fenômeno climático La Niña, que geralmente traz condições mais quentes e secas para o sudeste dos Estados Unidos.

Contudo, os especialistas observam que a La Niña deste ano será fraca, o que pode permitir a influência de outros fenômenos atmosféricos e alterar parcialmente esse padrão esperado.

Fonte: Click Orlando