Fim do adesivo amarelo? Projeto quer acabar com selo de placa na Flórida
Proposta prevê renovação eletrônica do licenciamento e elimina o uso dos tradicionais adesivos a partir de 2026
Os tradicionais adesivos amarelos de renovação das placas de veículos da Flórida podem estar com os dias contados. Parlamentares estaduais apresentaram projetos de lei que propõem substituir o sistema físico por um processo totalmente eletrônico de renovação do licenciamento.
O deputado estadual Tom Fabricio e a senadora Ana Maria Rodriguez, ambos republicanos do condado de Miami-Dade, protocolaram nesta semana os projetos HB 841 e SB 192, que tramitam de forma conjunta. As propostas determinam que a renovação das placas passe a ser registrada exclusivamente de forma digital, eliminando todas as regras relacionadas aos adesivos colados nas placas.
Segundo os autores, a iniciativa foi inspirada por uma sugestão do coletor de impostos de Miami-Dade, Dariel Fernandez, que defendeu a mudança como uma medida de bom senso, capaz de modernizar o sistema e até reduzir custos para os motoristas.
Em nota, Fernandez agradeceu aos parlamentares e afirmou que a proposta demonstra como o governo pode atuar de forma mais eficiente, simplificando processos e melhorando o atendimento à população.
Os projetos serão analisados pela Assembleia Legislativa da Flórida em 2026. Caso sejam aprovados e sancionados pelo governador, as novas regras entram em vigor em 1º de julho de 2026.
Fonte: Click Orlando