Fim do adesivo amarelo? Projeto quer acabar com selo de placa na Flórida

Proposta prevê renovação eletrônica do licenciamento e elimina o uso dos tradicionais adesivos a partir de 2026

Por Lara Barth

Projeto quer acabar com selo de placa na Flórida

Os tradicionais adesivos amarelos de renovação das placas de veículos da Flórida podem estar com os dias contados. Parlamentares estaduais apresentaram projetos de lei que propõem substituir o sistema físico por um processo totalmente eletrônico de renovação do licenciamento.

O deputado estadual Tom Fabricio e a senadora Ana Maria Rodriguez, ambos republicanos do condado de Miami-Dade, protocolaram nesta semana os projetos HB 841 e SB 192, que tramitam de forma conjunta. As propostas determinam que a renovação das placas passe a ser registrada exclusivamente de forma digital, eliminando todas as regras relacionadas aos adesivos colados nas placas.

Segundo os autores, a iniciativa foi inspirada por uma sugestão do coletor de impostos de Miami-Dade, Dariel Fernandez, que defendeu a mudança como uma medida de bom senso, capaz de modernizar o sistema e até reduzir custos para os motoristas.

Em nota, Fernandez agradeceu aos parlamentares e afirmou que a proposta demonstra como o governo pode atuar de forma mais eficiente, simplificando processos e melhorando o atendimento à população.

Os projetos serão analisados pela Assembleia Legislativa da Flórida em 2026. Caso sejam aprovados e sancionados pelo governador, as novas regras entram em vigor em 1º de julho de 2026.

Fonte: Click Orlando