Dá para ser "velho demais" para dirigir na Flórida? Entenda o que diz a lei
Estado não impõe idade máxima, mas regras ficam mais rigorosas a partir dos 80 anos
Na Flórida, não é qualquer pessoa que pode sair dirigindo: adolescentes precisam seguir etapas até obter a carteira, mas muitos se perguntam o oposto — existe uma idade máxima para dirigir?
A resposta é: não há uma idade limite específica para impedir alguém de conduzir, mas as regras realmente mudam quando o motorista envelhece.
Normalmente, a carteira de habilitação precisa ser renovada a cada oito anos. Porém, segundo o Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Flórida (FLHSMV), quando o motorista completa 80 anos, o prazo de renovação passa a ser de seis anos.
Além disso, motoristas com 80 anos ou mais não podem renovar online. Eles precisam fazer um exame de visão em um posto de atendimento ou no consultório médico, sem custo adicional no posto, para comprovar que ainda enxergam com segurança suficiente para dirigir. Após aprovação, o motorista ou o médico deve enviar o formulário “Mature Driver Vision Test”, exigência estabelecida por uma lei de 2003.
Idosos que não se sentem mais seguros ao volante podem entregar voluntariamente a carteira de motorista e solicitar um documento de identidade (ID card), válido para identificação no estado.
Qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre a capacidade física ou mental de outro motorista também pode preencher um formulário de avaliação médica para que o estado avalie o caso.
Fonte: Click Orlando