Frente fria derruba temperaturas na Flórida: mínimas podem chegar aos 40ºF no Ano-Novo

Frio atípico para a região deve marcar a virada e o primeiro dia de 2026, com alertas de congelamento no centro do estado.

Por Lara Barth

Inverno

A chegada de uma frente fria promete transformar o clima na Flórida justamente na virada do ano. Depois de começar a semana com máximas na casa dos 80ºF (cerca de 27ºC a 29ºC), o sul do estado deve registrar, na noite de Ano-Novo, algumas das temperaturas mais baixas em quase um ano — com termômetros caindo para a faixa dos 40ºF (4ºC a 9ºC). A recomendação, além de reforçar os agasalhos, inclui atenção aos famosos “iguana falls”, quando os répteis, imóveis com o frio, podem cair das árvores.

A frente fria deve avançar sobre a região entre terça e quarta-feira, trazendo ventos mais fortes e derrubando as máximas para a casa dos 70ºF (21ºC). O resfriamento se intensifica à noite, com previsão de 40ºF generalizados e até 50ºF (10ºC) nas Keys. O aquecimento só começa, gradualmente, no fim de semana.

No centro da Flórida, o impacto será ainda mais sentido. Em Orlando, as máximas devem ficar abaixo do normal, perto dos 50ºF altos (10ºC a 14ºC), com sensação térmica ainda menor por causa do vento. Autoridades emitiram Freeze Warning (alerta de congelamento) para os condados de Flagler, Lake, Marion e Volusia, e Freeze Watch para Sumter, entre a madrugada e a manhã de quarta-feira.

Com ar seco e vento frio, a sensação pode cair para os 20ºF altos (—2ºC a 0ºC) em alguns pontos, o que levou à emissão de um Cold Weather Advisory para toda a região. O alerta chama atenção para riscos a pessoas sem abrigo, sem aquecimento ou sem roupas adequadas.

A virada do ano deve seguir fria e seca, com temperaturas entre 30ºF e 40ºF (—1ºC a 4ºC) à meia-noite. A partir de quinta-feira, a tendência é de aquecimento gradual, com retorno das máximas aos 70ºF (aprox. 21ºC) no fim de semana.

Fonte: NBC/Click Orlando