Flórida propõe proibição de canudos de papel em restaurantes por possíveis riscos à saúde
Projeto de lei cita estudos que apontam presença de substâncias químicas nocivas em canudos de papel
Autoridades do estado da Flórida apresentaram um projeto de lei que busca limitar o uso de canudos e mexedores de papel em restaurantes e estabelecimentos de alimentação. A proposta, identificada como Senate Bill 958, foi apresentada em 18 de dezembro, acompanhada por um texto idêntico na Câmara dos Deputados estadual, o HB 2195, protocolado em 26 de dezembro.
O objetivo da medida é restringir a autonomia de cidades e condados para regular o uso desses itens, sob o argumento de que canudos de papel podem representar riscos à saúde pública. De acordo com o texto do projeto, estudos universitários independentes indicam que a maioria dos canudos de papel contém PFAS, substâncias químicas associadas a possíveis efeitos negativos à saúde.
Um estudo publicado em 2023 pela revista Food Additives and Contaminants, conduzido por pesquisadores da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, encontrou PFAS em 90% das marcas de canudos de papel analisadas. Segundo os pesquisadores, essas substâncias são usadas principalmente como revestimento repelente à água.
Caso governos locais optem por regulamentar o uso de canudos, o projeto determina que eles devem ser feitos de materiais renováveis, certificados como compostáveis e biodegradáveis no ambiente marinho. A proposta não se aplica a hospitais, centros médicos, instituições de longa permanência para idosos nem a bebidas industrializadas. Se aprovada, a lei entra em vigor imediatamente, com prazo até 1º de janeiro de 2027 para adequação das normas locais.
Fonte: The New York Post